
O jovem de Balneário Camboriú, Benício Torero, de 23 anos, é a primeira vítima fatal da varíola dos macacos em Santa Catarina. Ele morreu na terça-feira, dia 29 de novembro, após passar dois meses internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.
Benício começou a sentir dores pelo corpo e febre em setembro e procurou um hospital e o diagnóstico de varíola dos macacos demorou para ser confirmado. Quando as medicações para amenizar a dor não fizeram mais efeito, ele foi encaminhado ao hospital em Florianópolis, onde permaneceu por dois meses e teve a morte confirmada.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o paciente apresentava imunodepressão, o que agravou o quadro da doença. No hospital, foram seguidos os protocolos disponíveis, incluindo o uso de antiviral tecovirimat, fornecido pelo Ministério da Saúde para o tratamento da doença. Ele não resistiu e faleceu devido à complicações infecciosas da doença.
Até o dia 29 de novembro, 1932 casos suspeitos da doença haviam sido notificados em Santa Catarina. Deste total, 374 foram confirmados, 1235 foram descartados, 269 são casos prováveis e 54 ainda estão em investigação. A maior parte dos pacientes são homens, com idade entre 18 e 39 anos.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).