
Superação! Aos 17 anos, Nicolas Dias Cândido é um verdadeiro guerreiro. Ele é morador do bairro Bateias e venceu um câncer maligno. Diagnosticado com Sarcoma de Ewing, passou por todo o tratamento, diversas cirurgias e precisou amputar sua perna esquerda, acima do joelho. Para recomeçar, sua família está arrecadando dinheiro com o intuito de comprar uma prótese.
Nicolas conta que descobriu a doença após apresentar dores moderadas e constantes. Ao fazer uma ressonância, foi confirmada a enfermidade. "Logo fui fazer mais exames e comecei as quimioterapias. Foram quatro meses de tratamento até a primeira cirurgia. Depois, mais quatro meses de quimioterapia. Pórem, o procedimento cirúrgico não foi bem sucedido".
O tempo passou, Nicolas fez outras cirurgias e encerrou as sessões de quimioterapia em novembro de 2022. Nesse período, recebia acompanhamento com curativas na perna. "Então vi que não ia dar certo. Os médicos queriam fazer a sexta abordagem, mas optei pela amputação pois percebi que não teria recursos para manter o tratamento", conta o jovem.
O adolescente tem sido resistente e forte para superar, não só a amputação, mas o sentimento que carrega no peito. "É muito difícil. Nunca pensei que isso aconteceria comigo. Nem imaginava como poderia ser o tratamento", descreve. Nicolas pretende volta a trabalhar e conquistar seus sonhos.
Após tudo o que vem superando, a insegurança que sente é grande. "Penso muito no futuro, como vou lidar com as coisas, mesmo com a prótese... Estou sempre em casa, sem pensamentos bons, apenas negativos. Mas quero voltar aos poucos para minha rotina de antes", explica emocionado.
Atualmente, Nicolas faz fisioterapia, conta com apoio psicológico e ainda toma alguns medicamentos. Na família e namorada, encontra o aconchego para continuar na lutar por seus objetivos.
Há diversas formas de ajudar Nicolas, seja com doações em dinheiro ou divulgando seu caso para mais pessoas. Ao todo a família precisa arrecadar R$44 mil, preço da prótese. Desse valor, conseguiu pouco mais de R$18 mil. Mas há um longo caminho pela frente.
Se você tem condições de ajudá-lo financeiramente, as doações podem ser feitas pela vaquinha virtual (https://rb.gy/rnpba) ou via PIX (47997294532). Toda ajuda é bem-vinda!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).