Juíza reforça pedido para que população antecipe realização do cadastro biométrico - Jornal Cruzeiro do Vale

Juíza reforça pedido para que população antecipe realização do cadastro biométrico

06/07/2023
Juíza reforça pedido para que população antecipe realização do cadastro biométrico

Em maio do ano que vem chega ao fim o período de realização do Cadastro Nacional de Eleitores relativo às eleições municipais. Até o momento, 79,82% dos eleitores de Gaspar realizaram o registro de biometria. Em Ilhota, a porcentagem de eleitores é um pouco mais baixa: 74,87%. Com isso, o Cartório Eleitoral da Comarca de Gaspar reforça a necessidade de adiantar procedimento para evitar filas extensas próximas à data de fechamento.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral traz uma novidade, que é a possibilidade de realização da biometria e confecção do título de eleitor para jovens de 15 anos. Eles não estão aptos à votação, mas podem adiantar a documentação para votar após os 16 anos, momento em que se torna facultativo o exercício da cidadania.

A juíza eleitoral de Gaspar, Doutora Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro, reforça o pedido de que a comunidade compareça ao cartório para evitar filas. “O Cartório da Comarca de Gaspar chega a atender, em média, 400 pessoas por dia quando chega próximo ao fechamento. Com isso, o atendimento que poderia demorar menos de 10 minutos pode ultrapassar meia hora de espera. É necessário que a população antecipe sua regularização da biometria e evite o desconforto de enfrentar filas e demora no atendimento”.

O Cartório Eleitoral de Gaspar está aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e os agendamentos para realização do cadastramento ou transferência de título podem ser feitos no site www.tre-sc.jus.br.

 

 

Edição 2112
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.