
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, está em Brasília, onde participa do maior evento municipalista do país. Trata-se da ‘Marcha dos Prefeitos’, que iniciou na segunda-feira, dia 27 de março, e segue até quinta, dia 30.
Durante os quatro dias, líderes do Executivo Municipal, gestores públicos e vereadores se reúnem em evento com mais de 10 mil inscritos. Com o tema ‘Pacto federativo, um olhar para o futuro’, o encontro reforça o pedido por diálogo com governos federal e estadual para a solução de problemas pertinentes aos municípios.
Além de Wan-Dall, estão no encontro os prefeitos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino, de Ascurra; Arrabel Murara, de Benedito Novo; Hartwig Persuhn, de Doutor Pedrinho; Valmir Zirke, de Guabiruba; André Luiz Moser, de Indaial; Ercio Kriek, de Pomerode; Valcir Ferrari, de Rodeio; e os vice-prefeitos de Guabiruba, Cledson Kormann; e Timbó, Guilherme Voigt Junior.
A abertura oficial do evento aconteceu na manhã de terça-feira, dia 28, e contou com a presença de representantes municipais, ministros, deputados, senadores, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo.
Em seu discurso, Alckmin disse que os municípios devem ser fortalecidos e falou de pautas prioritárias nas áreas da saúde e educação. Para o vice-presidente, quanto “mais fortalecermos o governo local, que está mais próximo da população, quem ganha é a sociedade”.
O senador Rêgo citou a força do municipalismo e a necessidade de avançar na reforma tributária. Segundo ele, o assunto cobrará “a presença de todos para que possamos construir, definitivamente, algo que possa atender, se não na plenitude do ideal, mas aquilo que fundamentalmente será muito melhor do que aquilo que estamos a nos deparar nas últimas décadas”.
Esta é a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).