Depois de muitas especulações políticas, o cenário para as eleições de outubro finalmente se definiu e Gaspar terá apenas um candidato à Assembleia Legislativa: a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, PT.
Dos cinco pré-candidatos a deputado anunciados em meados de março, apenas Rodrigo Althoff, PV, anunciou na semana passada que ainda era pré-candidato, porém, havia desistido da esfera federal e tentaria uma vaga na esfera estadual. Nesta segunda-feira, 5, o pré-candidato, que é vereador na cidade, anunciou que apesar de ter homologado a candidatura junto ao partido não iria fazer o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
?Temos pesquisas que revelam que nas eleições de 2006, metade dos votos dos gasparenses foi para candidatos de fora da cidade. Como a candidata do PT estava firme em sua candidatura, teríamos que dividir os votos dos 50% de eleitores que votam em candidatos da cidade. Chegamos a conclusão de que seria muito difícil alcançar o número de votos necessário para a eleição, por isso abrimos mão da candidatura?, justifica Rodrigo.
O PMDB, PP, PDT, PSDB, DEM, e PcdoB, partidos mais ativos da cidade, também não terão candidatos próprios e vão apoiar candidatos da região. (ver quadro ao lado).
Neste cenário, Mariluci tem a vantagem de ser a única gasparense a pedir votos para o Legislativo Estadual, porém, terá que disputar os votos dos 38.168 eleitores da cidade com diversos candidatos que serão trazidos por seus partidos para também pedir votos na cidade.
?A política é uma questão democrática, os eleitores tem a liberdade de escolher seus candidatos. Mas a pergunta que fica é: será que estes candidatos vão trabalhar efetivamente por Gaspar? Nas eleições passadas eles já conquistaram votos de nossa cidade e continuamos sem representação política na esfera estadual?, afirma a candidata.
Para ser eleita, Mariluci precisa de cerca de 25 a 30 mil votos, que espera alcançar com muito trabalho junto aos eleitores da cidade.
?A candidatura única na cidade não foi articulada e acho que esta é a nossa chance de ter um representante para Gaspar. Precisamos de um deputado que more na cidade, conheça sua realidade e tragas projetos efetivos para Gaspar. Precisamos ser sempre lembrados na Assembleia e essa lembrança vamos conseguir tendo um deputado da cidade?, comenta Mariluci, que está otimista quanto à sua eleição.
?Em 2006 foi a mais votada dos três candidatos da cidade. Mostramos que estamos preparados?, aponta.
Eleições
Nas eleições do próximo dia 3 de outubro, o eleitor deverá votar em seis candidatos: deputado estadual, deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente.
São obrigados a votar e a fazer sua inscrição eleitoral todos os cidadãos maiores de 18 anos de idade. Já para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos, o voto é facultativo.
Candidatos que receberão o apoio dos partidos políticos de Gaspar

PP - Vai apoiar Edson Brunsfeld

PSDB - Vai apoiar Giancarlo Tomelin

PDT - Vai apoiar Cezar Cin

DEM - Vai apoiar Jean Kuhlmann

PP - Vai apoiar Waldir Girardi

PMDB - Vai apoiar Paulo França

PDT - Vai apoiar Dagomar Carneiro

PCdoB - Vai apoiar Ângela Albino

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).