Microexplosão atingiu Gaspar durante tempestade severa, aponta Defesa Civil - Jornal Cruzeiro do Vale

Microexplosão atingiu Gaspar durante tempestade severa, aponta Defesa Civil

09/01/2026

A tempestade severa que atingiu Gaspar na quinta-feira, dia 8 de janeiro, provocou um fenômeno chamado ‘microexplosão’. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina, em nota divulgada na manhã desta sexta, dia 9.

A tempestade teve origem no norte de Blumenau e, ao se deslocar para Gaspar, ganhou ainda mais intensidade. Foram registradas diversas ocorrências como destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores. Além disso, a estrutura de um posto de combustíveis localizado no bairro Bela Vista foi totalmente destruída por um forte vendaval.

Estimativas do Radar Meteorológico do Vale apontam que o vento superou 100km/h em Gaspar. As estações pluviométricas municipais registraram mas de 80mm de chuva em apenas 15 minutos e a Defesa Civil chegou a registrar mais de 80 pedidos de auxílio em menos de uma hora (sendo a maioria relacionada a destelhamentos).

Microexplosão:

A microexplosão é uma forte rajada de vento em direção ao solo que desce rapidamente durante uma tempestade. Ao tocar o chão, o vento se espalha com muita intensidade, podendo causar muitos estragos em questão de segundos.

 

 

Edição 2220

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.