Ministério Público pede prestação de contas do Hospital de Gaspar entre 2014 e 2022 - Jornal Cruzeiro do Vale

Ministério Público pede prestação de contas do Hospital de Gaspar entre 2014 e 2022

16/02/2023
Ministério Público pede prestação de contas do Hospital de Gaspar entre 2014 e 2022

Uma mensagem enviada por e-mail levou o Ministério Público de Santa Catarina a solicitar o relatório de prestação de contas do Hospital de Gaspar do período de 2014 a 2022. O documento tem data de 3 de fevereiro deste ano e determina prazo de 30 dias para ser cumprido.

Conforme despacho assinado pela promotora de justiça Daniele Garcia Moritz, o e-mail enviado à Secretaria do Ministério Público aponta suposta violação à Lei 12.527/11 (que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas).

Confira a nota na íntegra:

“O Hospital de Gaspar colabora com a transparência e legalidade e está à disposição da justiça e da comunidade. O Hospital de Gaspar já teve um processo arquivado com relação à prestação de contas e, por diversas vezes, encaminhou periodicamente os documentos solicitados pelo MP. Para este novo inquérito, foi solicitada a dilação de prazo, uma vez que o volume de documentos impressos é grande e necessita de logística específica para tal.

Importante ressaltar de que, desde 2017, a administração municipal trabalha para sanar problemas administrativos da casa de saúde, que segue sob intervenção do município. Naquele momento o Hospital de Gaspar possuía dívidas milionárias, estava sem certidão negativa de débitos, sem certificado de filantropia, com alvarás vencidos e com equipe médica deficitária para atender a demanda. Desde então várias dívidas foram sanadas ou negociadas, o crédito foi restabelecido, o certificado de filantropia foi readquirido, os alvarás estão em dia e diversos avanços foram feitos na área de atendimento, com ampliação e qualificação da equipe médica, readequação e reforma dos espaços físicos, aquisição de equipamentos e ponta e muito mais. O Hospital de Gaspar hoje é referência em diversos setores e segue colocando as pessoas e a vida em primeiro lugar.”

Correção

Diferente do que foi publicado pelo Cruzeiro do Vale no início da tarde desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, o documento recebido pela Prefeitura de Gaspar fala apenas sobre a possível falta de divulgação da prestação de contas do hospital. Em nenhum momento é citado possíveis superfaturamentos e fraudes em contratos.

O Cruzeiro do Vale não teve acesso ao teor completo do e-mail enviado ao Ministério Público.

 

 

Edição 2092
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.