Moradora denuncia envenenamento de gatos na Margem Esquerda, em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradora denuncia envenenamento de gatos na Margem Esquerda, em Gaspar

27/10/2023
Moradora denuncia envenenamento de gatos na Margem Esquerda, em Gaspar

Dois gatos apareceram mortos na rua Penha, no bairro Margem Esquerda, em Gaspar, e um está desaparecido. A suspeita em todos os casos é a mesma: envenenamento. A situação é denunciada pela moradora Dara Camila Till Vargas, que está indignada e teme que outros animais possam ser vítimas.

O gato de Dara desapareceu no dia 18 de outubro e, no dia seguinte, próximo ao meio dia, foi encontrado morto. Horas depois, a gata da vizinha também foi encontrada morta. “Os dois tinham acesso à rua e andavam juntos. Então é certo que ingeriram o veneno na casa ou terreno de alguém. É importante ressaltar que, nos últimos anos, foram vários e vários animais mortos nessa localidade, incluindo cães. E sempre da mesma maneira cruel e com os mesmos sinais de envenenamento”, afirma.

Outra vizinha de Dara está procurando seu gato que sumiu há uma semana. “Diante dos últimos acontecimentos, infelizmente é quase certo que o bichinho também foi vítima de envenenamento e não conseguiu chegar até em casa”.

O gato de Dara foi encontrado morto no pátio de casa. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e a jovem deixa o alerta para que todos que passarem por situações como esta também registrem. “Desconfiamos de algumas pessoas, mas infelizmente não temos provas. Então é importante que as pessoas façam a denúncia para termos forças para acabar com esta crueldade”.

Caso Pyong

O gato de Dara se chamava Pyong (foto). A jovem conta que chegou a leva-lo em clínicas veterinárias para fazer um exame toxicológico e descobrir o tipo de veneno que ele ingeriu. “Em Gaspar este exame não é feito e não tínhamos um meio de transporte para ir com ele até Blumenau ou Brusque. Mas estamos tomando todas as providencias cabíveis para que isso não ocorra com mais animais”.

Pyong era castrado, vacinado e saudável. “É revoltante e muito triste saber que você zela por seu animal de todas as maneiras possíveis e alguém sem caráter mata de forma tão cruel. Animais são seres inocentes, como crianças”. Depois do ocorrido, a câmera de segurança da casa de Dara foi consertada e ela está monitorando seus outros quatro gatos, para que não sejam alvos também.

Dicas

De acordo com a veterinária Jaqueline Baehr, da Unicão Pet, cães e gatos envenenados costumam mudar o comportamento. Podem ficar agressivos, salivar de forma excessiva, ficar com a pupila dilatada e ter vômito ou diarreia. “Em caso de suspeita, o ideal é levar de forma rápida ao veterinário para iniciar o tratamento. Dependendo do veneno utilizado, cada minuto é decisivo para salvar a vida do animal”.

A veterinária deixa um alerta para nunca oferecer leite, água ou medicamento para animal sob suspeita de envenenamento para não interferir no tratamento médico.

 

 

Edição 2125
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.