A demora no atendimento médico do Posto de Saúde do bairro Figueira, em Gaspar, causou a revolta de alguns moradores. Relatos apontam que, além de faltar fichas para atender a todos, algumas pessoas chegam à unidade por volta das 4h30 para garantir atendimento.
Lucila Melita Losc está fazendo um tratamento e precisa renovar curativo e aplicar injeções diariamente. Estes procedimentos estão sendo feitos durante uma semana e ela presenciou várias situações enquanto aguardava pelo atendimento. “Chegaram pessoas com problemas, cadeirantes, criança com suspeita de caxumba. É justo e preciso fazer isso, porém a demora na espera está demais. Fui muito bem atendida pelas meninas, mas dentro do possível, elas também não podem fazer milagre”. A senhora de 70 anos chegou ao posto às 8h e saiu por volta das 15h30. Ela conta que chegou a ser orientada a retornar no período da tarde, mas preferiu esperar e garantir o atendimento porque, às 10h, já estavam chegando pessoas para serem atendidas à tarde.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Gaspar: “Tem dias que as unidades estão mais cheias, tem dias que a demanda é menor. Tem atendimento que pode ser mais rápido, outras consultas demandam mais tempo, depende da conduta médica e do caso do paciente. A unidade abre às 7h30 e as enfermeiras fazem a triagem. Existem os casos prioritários, que têm preferência no atendimento. Se a equipe de enfermagem identifica que não é um problema de urgência e já tem um determinado número de atendimentos naquele dia, elas recomendam a pessoa a retornar à tarde ou no dia seguinte ou ainda procurar o atendimento estendido da unidade do centro”.
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