A primeira Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Gaspar aconteceu na noite de quinta-feira, dia 24 de agosto, e reuniu cerca de 100 pessoas no bairro Gaspar Alto. A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Ciro Quintino, que passou a palavra para a comunidade se manifestar.
O presidente da Associação de Moradores do Gaspar Alto, José Luiz Gaspar Clerice, agradeceu a presença dos moradores e destacou a necessidade de uma antena para telefonia celular. O morador Edson Ortigueira também reforçou o pedido da antena e falou sobre a necessidade de um poço artesiano para atender principalmente a escola e o posto de saúde e melhorias para o acesso a Gaspar, destacando a competitividade do comércio, mas a dificuldade dos moradores pelas condições da estrada.
Moacir Maciel pediu a retirada de lombada na via principal que represa água em dias de chuva e alaga a casa de um morador. Ele também falou sobre um terreno público para a instalação de uma praça.
A professora da Escola Rudolfo Gunther, Rubia Ignaczak, reiterou a necessidade do poço artesiano, solicitou um terreno para aumentar a estrutura da escola que futuramente poderá ampliar o atendimento, um polo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um coordenador pedagógico para a escola.
A zeladora do posto de saúde, Carmelina Rodriguez Souza, pediu uma cadeira de dentista para o atendimento na unidade, além da construção de uma sala própria para o atendimento odontológico que atualmente é feito no consultório médico. Ela também solicitou ajuda para resolver a questão do IPTU retroativo que moradores estão recebendo.
O vereador e ex-secretário de Agricultura, André Pasqual Waltrick, destacou que para quem trabalha com a agricultura, plantio de árvore e tem nota do produtor, há o IPTU remissivo. Ele orientou os moradores a fazerem o cadastro na prefeitura.
Dionísio Bertoldi anotou os pedidos feitos pelos moradores, propôs formar comissão para ir à prefeitura tratar do IPTU retroativo e ressaltou ainda que Gaspar Alto não tem água potável e que continuará persistindo no pedido junto aos órgãos responsáveis.
O vereador Francisco Hostins Junior disse que, pouco antes de deixar a Secretaria de Saúde, em junho, assinou a autorização para o poço artesiano no Gaspar Alto e que a comunidade é relevante historicamente para o município, pois recebeu a primeira igreja adventista do Brasil.
José Carlos de Carvalho Junior lembrou que se empenhou para levar o consultório móvel para Gaspar Alto, destacou que futuramente será necessário ampliar o posto, além da instalação de uma cadeira para atender a odontologia e confirmou que já foi licitado a obra do poço artesiano.
José Hilário Melato confirmou que já tem em mãos o abaixo-assinado reivindicando a instalação de uma antena para cobertura de telefonia celular e que segue batalhando para a pavimentação de mais um trecho da Rua Artur Dorow, dos quais dois já estão prontos. O parlamentar assumiu ainda o compromisso de ir atrás de uma cadeira de dentista para o posto e cobrar a perfuração do poço artesiano.
A vereadora Mara Lucia Xavier da Costa dos Santos lembrou que foi muitas vezes ao bairro quando atuava na área da saúde. Depois de eleita protocolou indicação para que a comunidade pudesse contar com atendimento médico diário e também solicitou a instalação de poço artesiano para a unidade de saúde.
Zilma Mônica Sansão Benevenutti disse que recebeu as reivindicações da população, ressaltou a luta e as conquistas da comunidade e que a Câmara trabalha para servir os munícipes. Parabenizou os presentes pela participação na sessão e se comprometeu a levar a reivindicação de um polo do EJA para o bairro.
O vereador Ciro afirmou que a Sessão Itinerante deixa a Câmara mais próxima dos munícipes, que podem falar diretamente com os vereadores. Disse que está cobrando do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, para que o projeto da SC-420 que ligará o município de Guabiruba a Blumenau, passando por Gaspar Alto saia da gaveta, trazendo mais qualidade de vida a todos.
A Câmara de Gaspar homenageou os moradores Aluísio José Krieger, Harold Heringer, Herta Schirmer Heck, Maria Machado, Ricardo Kruger, Onivaldo Ignaczuk e Ivo Dorow pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A próxima Sessão Itinerante será no dia 21 de setembro no bairro Barracão, no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).