
Moradores da rua Pedro Bonifácio Sabel, no bairro Margem Esquerda, estão insatisfeitos com a situação de um trecho do calçamento da via. Segundo a comunidade local, os buracos prejudicam o trânsito e tornam o tráfego de pedestres e ciclistas mais perigoso. Para quem vive nas proximidades ou passa por essa estrada com frequência, também são motivos de aborrecimento a poeira e a lama, consequências dos dias secos e tempos chuvosos, respectivamente.
Glória Eliana Sabel, moradora da localidade, afirma que os problemas são antigos. “Nossa rua está abandonada há muito tempo. Tiraram o calçamento para fazer a tubulação de água. Abriram para as obras e, depois, só colocaram macadame por cima. Levaram as pedras [paralelepípedos] embora. Se tivessem colocado de volta, não ficaria essa barbaridade”.
A comunidade pede mais atenção da administração pública no caso. “Trata-se de uma rua muito movimentada. Temos escola, supermercado, agência bancária... Já presenciamos diversos acidentes por aqui. Em alguns trechos da rua, só há meia pista calçada. Uma vergonha! É uma via importante e tão próxima do Centro da cidade. Já falamos com diversas pessoas das secretarias e não adiantou”, explica Maurício Hostins, também morador do bairro Margem Esquerda.


Segundo a Prefeitura de Gaspar, a obra no local foi anunciada aos moradores na última reunião da Gestão Compartilhada (Gecom), que aconteceu no dia 7 de julho. Apesar disso, as melhorias serão executadas pela Secretaria de Obras, com recursos 100% do município. O valor total do investimento ainda não foi levantado.
Em resposta à reportagem do Cruzeiro do Vale, a Superintendência de Comunicação da prefeitura disse: “O projeto está pronto e a planilha de valores está sendo atualizada para que obra possa iniciar nas próximas semanas. Como o serviço será executado por empresas já licitadas pelo município para execução de drenagem, pavimentação e passeio, tão logo o procedimento orçamentário seja concluído e a obra iniciada”.
Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luis Carlos Spengler Filho garante que sua equipe está atenta à demanda da comunidade. “Já estivemos conversando com os moradores no local, através da associação de moradores, dos vereadores do bairro e até mesmo durante a reunião do Gecom no mês passado”.
Ele reitera que a prefeitura de Gaspar se compromete a completar a drenagem e pavimentação da rua Pedro Bonifácio Sabel com recursos próprios. “Estamos finalizando os trâmites orçamentários para iniciar e concluir a obra o mais rápido possível e com a qualidade que nossa comunidade merece”, conclui.
Em maio deste ano, foi concluída a reurbanização do Trecho 1 da rua Pedro Bonifácio Sabel, no bairro Margem Esquerda. As obras contemplaram cerca de 420m da via, além de um 90m da rua Hercílio Fides Zimmermann e rua Criciúma. No local, aconteceu ainda a revitalização no entorno da Escola Norma Mônica, com a melhoria do ponto de embarque de transporte escolar, localizado anexo à unidade.
.jpg)



Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).