Morre aos 100 anos o gasparense Benedito Schmitt, mais conhecido como Nute - Jornal Cruzeiro do Vale

Morre aos 100 anos o gasparense Benedito Schmitt, mais conhecido como Nute

23/03/2023
Morre aos 100 anos o gasparense Benedito Schmitt, mais conhecido como Nute

Gaspar acaba de perder um de seus moradores mais antigos. Faleceu por volta das 10h desta quinta-feira, dia 23 de março, em sua residência, Benedito Aleixo Schmitt, mais conhecido como seu Nute. Ele tinha 100 anos de idade.

Filho de Antônio Alfredo Schmitt e Maria Júlia Schmitt, seu Nute nasceu no bairro Poço Grande, em Gaspar. Casou-se com Odete Schmitt (in memorian), com quem teve 14 filhos (dois faleceram ainda bebês), 22 netos e 11 bisnetos.

O corpo de seu Nute será velado na Capela Mortuária Bom Pastor, no bairro Santa Terezinha, a partir das 17h desta quinta, dia 23. O sepultamento está marcado para às 15h de sexta, dia 24.

[na foto, seu Nute com frei Jhones, que atua na paróquia de Gaspar]

Em julho de 2022, na data em que ele completou dez décadas de vida, o Cruzeiro do Vale contou a sua história. Confira:

Você já imaginou ter o privilégio de alcançar 100 anos de idade? Benedito Aleixo Schmitt, carinhosamente conhecido pelo apelido ‘Nute’, é um desses sortudos que soma tantos admiradores pela sabedoria adquirida em uma vida longa. Ele completa dez décadas no domingo, dia 17 de julho. Centenário, o simpático senhor já não tem mais a força da juventude, nem a lucidez de quando era moço. Porém, é detentor de uma história linda, escrita por mãos de trabalhador.

Inclusive, o trabalho sempre esteve presente na vida de seu Nute. Desde a infância, ele ajudava os pais na roça. Foi da agricultura que sua família tirou o sustento por muitos anos. Por conta disso, não houve tempo e oportunidades para estudar. Mas o aprendizado que conquistou ao longo da vida veio justamente da rotina nas plantações de cana e arroz. A lavoura foi sua professora.

Nute cresceu e se casou com dona Odete Schmitt (in memoriam), com quem construiu uma linda família. Ao todo, o casal teve 14 filhos. Dois faleceram ainda bebês. Os demais seguiram os princípios ensinados pelos pais. Em 2022, ano em que o patriarca da família completa 100 anos, ele já soma 22 netos e 11 bisnetos. São verdadeiros motivos de orgulho para o centenário, que se emociona ao ver as fotos de seus descendentes.

Atualmente, seu Nute vive no Centro de Gaspar, ao lado de onde aluga salas comerciais. Na casa, mora com uma filha, um filho e a cuidadora Elizabeth Zendron, que trabalha com a família há sete anos.

Origem

Filho de Antônio Alfredo Schmitt e Maria Júlia Schmitt, seu Nute nasceu no bairro Poço Grande, em Gaspar. Foi nessa mesma região que aprendeu a trabalhar e entendeu a importância da honestidade na vida das pessoas.

Casamento

Nessas dez décadas de vida, seu Nute também conheceu o seu grande amor. Ele se apaixonou por aquela que viria ser a mãe de seus filhos: Odete Schmitt. Sua eterna companheira também lhe ensinou muito. Há 17 anos, a amada partiu e deixou muita saudade ao marido, filhos, netos, bisnetos e demais familiares. Hoje, as lembranças de um casamento saudável e sólido tomam conta do coração do viúvo.

Visita especial

Nesta semana, quem fez uma visita super especial ao aniversariante foi o frei Jhones Martins, que atua na Paróquia São Pedro Apóstolo e deu uma bênção especial ao aniversariante.

Clique AQUI e confira a matéria de 90 anos do seu Nute.

 



 

 

Edição 2097
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.