Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro - Jornal Cruzeiro do Vale

Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro

09/05/2023
Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, morreu na tarde de segunda-feira, dia 8 de maio. Ela tinha 75 anos e passava por tratamentos devido a um câncer de pulmão, descoberto em maio de 2021. O comunicado sobre a morte foi realizado pela família de Rita, via redes sociais, na manhã desta terça, dia 9. O velório aberto ao público será das 10h às 17h de quarta-feira, dia 10.

Rita Lee foi referência de criatividade e independência feminina durante os seus 60 anos de carreira. Em 1966, ela formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e também fez uma linda trajetória na carreira solo. Ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. Entre os álbuns de destaque estiveram ‘Saúde’ (1981) e ‘Rita e Roberto’ (1985), com o qual os dois subiram ao palco do primeiro Rock in Rio.?

O último single da carreira, ‘Changes’, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto, foi lançado quatro meses após a descoberta do câncer. Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Quem era Rita

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.?Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello foi quem descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals, dando início à carreira de Rita.

 

 

Edição 2104
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.