Morro registra deslizamentos desde 2008 e preocupa moradora da ME - Jornal Cruzeiro do Vale

Morro registra deslizamentos desde 2008 e preocupa moradora da ME

05/08/2010



fotopg8secundriaMD.jpgO chão encharcado e um espaço completamente vazio no lugar antes ocupado por um varal e uma oficina ilustram a situação crítica da casa de Maria de Lourdes Ventura Deschamps, moradora da rua Niterói, bairro Margem Esquerda. Maria afirma já ter retirado 35 coletores de entulho de barro que caiu do morro que fica ao lado de sua casa e que com isso já gastou cerca de R$20 mil, fazendo até mesmo um empréstimo para quitar as dívidas. Se nada for feito, a moradora afirma que vai continuar retirando o barro cair em sua propriedade, pois não há outra solução. Para evitar que mais partes do morro desabem e destruam outras partes de sua residência, várias lonas foram colocadas no morro, o que acaba levando a água diretamente para o chão da casa.

Maria guarda um laudo da Defesa Civil que afirma que a área é de risco, e, segundo ela, na época da tragédia de 2008 sua residência não foi a única afetada por um grande deslizamento de terra daquele morro. Mais cinco terrenos ocupados por casas da mesma área também sofreram danos. A moradora conta que na época, uma assistente social foi visitá-los e aconselhou que deixassem a casa, mas ela não quer outro local para viver, mas sim que algo seja feito em relação ao morro que ameaça a sua construção. ?Meu marido tem problemas de saúde e está acamado. Não temos outra casa, outro lugar para ir. Quero apenas que minha casa não seja destruída e que nada aconteça a minha família?, declara a moradora, que até já mudou o quarto da filha para um cômodo mais afastado do morro.

A Defesa Civil tem em seus registros que a residência está liberada para moradia desde o final de 2008. De acordo com a entidade, Maria de Lourdes não entrou em contato desde que fizeram o laudo no ano de 2008 e, por isso, a equipe não tem conhecimento do problema enfrentado pela moradora da rua Niterói. Não há registros de reclamações ou qualquer outro contato que tenham sido feitos pelos moradores desta casa desde aquela data.

edição 1218

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.