O espírito natalino transcende fronteiras e, em diferentes partes do mundo, as tradições de Natal refletem a rica diversidade cultural e as crenças únicas de cada região. Destaca-se a capacidade da temporada de unir as pessoas, independentemente de suas origens. Enquanto algumas tradições refletem raízes históricas, outras surgem de uma fusão única de influências globais. Juntas, elas formam uma tapeçaria colorida que enriquece a experiência do Natal em todo o planeta. Nesse sentido, vamos conhecer algumas das tradições mais cativantes fora do Brasil.
Na Suécia, a celebração do Natal começa com o Luciafesten em 13 de dezembro. As pessoas se vestem de branco, e a "Lucia" (uma mulher jovem escolhida pela comunidade) lidera uma procissão, carregando velas acesas e distribuindo bolos de açafrão e gengibre. É uma celebração luminosa que marca o início da temporada festiva na Escandinávia.
No México, Las Posadas é uma tradição que recria a busca de Maria e José por um lugar para ficar em Belém. Durante nove noites, as comunidades se reúnem para representar a jornada do casal sagrado. As festividades incluem músicas, danças e, ao final, uma festa com comidas típicas mexicanas.
No Japão, o Natal não é uma celebração religiosa significativa, mas uma tradição moderna que ganhou destaque é a ceia de Natal no KFC. A campanha "Kentucky for Christmas" tornou-se tão popular que muitas famílias japonesas fazem pedidos antecipados para garantir seu frango frito natalino.
Na véspera do Dia de Reis, 6 de janeiro, a Itália celebra a chegada da Befana, uma bruxa amigável que voa em sua vassoura entregando presentes para as crianças. Diferentemente do Papai Noel, a Befana é uma figura folclórica que se tornou uma parte adorada das festividades italianas.
A Etiópia segue o calendário juliano, e seu Natal, chamado Genna, é celebrado em 7 de janeiro. As igrejas ortodoxas etíopes realizam serviços religiosos especiais, e as famílias se reúnem para festividades que incluem jogos tradicionais, música e pratos típicos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).