Novembro Azul: precisamos falar sobre a saúde dos homens - Jornal Cruzeiro do Vale

Novembro Azul: precisamos falar sobre a saúde dos homens

04/11/2022

Há uma frase, de autor desconhecido, que questiona o seguinte: “Se te perguntassem sobre tudo o que você ama, quanto tempo demoraria até você se mencionar?”. Se as suas repostas não priorizam o seu corpo, sua mente e seu bem-estar, essa é mais uma oportunidade de voltar o foco para si. No ritmo do Setembro Amarelo e do Outubro Rosa, que conscientizam a sociedade sobre a importância da saúde, seja mental ou física, a campanha Novembro Azul chega para, mais uma vez, reforçar a importância da prevenção de doenças que acometem os homens.

A comunidade masculina também tem à disposição atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme destacado pelo Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. E a rede pública oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos e procedimentos cirúrgicos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Homens, cuidem-se! Dentre os exames disponilizados pelo SUS, ao longo do ano, estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Além disso, há ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos. Apesar de ser no Novembro Azul que se reforça o pedido de atenção dos homens para a própria saúde, esse é um assunto que merece atenção todos os dias.

Câncer de próstata

Você sabia que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil? Isso é o que constata a pesquisa mais recente divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Apesar de amplamente divulgada, a doença ainda não é conhecida por todos. Para melhor explicar os detalhes, vamos começar pelo funcionamento da próstata. Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir o esperma, junto com as vesículas seminais.

Se sua preocupação é quanto aos sintomas, fique ligado! Os sinais começam a parecer quando 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso, mais uma vez, é imprescindível manter os exames médicos em dia. Os principais sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.

Vale destacar que estudos afirmam que homens de pele negra são mais propensos a sofrerem esse tipo de câncer. Mas outros fatores de risco são o histórico familiar e obesidade. Isso não significa que homens brancos e magros não correm o risco de enfrentarem o câncer de próstata. Todos os homens devem frequentar o médico e darem a devida atenção ao seu corpo.

Origem da campanha

A campanha ‘Novembro Azul’ teve início em 2003, na Austrália. Cinco anos mais tarde, passou a ser divulgado no Brasil com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde. Além de, claro, reforçar a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.

 

 

Edição 2079

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.