
A Campanha da Fraternidade 2023 tem início nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, e segue até o dia 6 de abril. Porém, as mobilizações em torno dessa iniciativa quaresmal da igreja no brasil já começaram com formações, momentos de reflexão, divulgação do tema e iniciativas de sensibilização em vista da superação da fome.
A cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano inicia com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), às 9h, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado; e concelebrada pelos padres assessores da CNBB. Na sequência, às 10h, dom Joel e o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, farão a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.
Na programação estão previstas a apresentação de um vídeo com práticas solidárias da igreja no Brasil no enfrentamento à fome e apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023.
As emissoras de televisão de inspiração católica farão a transmissão ao vivo da cerimônia de abertura. A Santa Missa será transmitida pela Rede Vida. Já a cerimônia de lançamento, às 10h, terá a transmissão das TV’s Rede Vida, Pai Eterno, Horizonte, Evangelizar, Nazaré e Imaculada. A Rede Vida vai gerar o sinal limpo das transmissões para as demais emissoras.
A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema ‘Fraternidade e Fome’ e o lema bíblico extraído de Mateus 14, 16 ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’.
No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. Os dados são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU), depois de uma década.
Esta é a terceira vez que a fome é tema da Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1957, com o tema ‘Fraternidade é repartir’. Já a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).