Os motoristas que trafegam pelas vias rápidas da cidade precisarão ficar mais atentos a partir desta semana. Um novo equipamento adquirido pela Polícia Militar vai autuar os condutores que excedem os limites de velocidade das vias do município.
Uma operação de teste do equipamento foi realizada na semana passada em frente ao Batalhão da PM, no trecho municipalizado da rodovia Jorge Lacerda, e em apenas 15 minutos multou 60 veículos que estavam acima da velocidade.
Conforme explica o major Moacir Gomes Ribeiro, comandante da PM de Gaspar, o objetivo da polícia é de educar os condutores a respeitarem os limites de velocidade e não apenas arrecadar recursos. ?Tanto é que vamos avisar a comunidade, através da imprensa, sempre que fizermos blitz com este equipamento. Para que os motoristas aprendam a respeitar a lei?, revela o comandante.
O novo equipamento de fotosensor, da marca Laser Tech, teve um custo de R$80 mil e é americano. Ele detecta veículos a até 300 metros de distância, faz a leitura automática da infração e gera imagens da infração que são enviadas junto com a multa para comprovar o ato infracional.
Para garantir a privacidade dos condutores, as imagens aparecem com uma faixa preta na altura do parabrisa, não permitindo a identificação do condutor e nem do passageiro.
Estratégia
As blitz com o novo equipamento serão realizadas em lugares estratégicos, que estão sendo levantados através de um estudo técnico que vai apontar os locais com maior incidência de acidentes provocados pela alta velocidade dos veículos.
Segundo o sargento Drummond, responsável pelo uso do equipamento, nestes locais serão instaladas placas que orientam os motoristas quanto à fiscalização eletrônica e as blitz serão montadas sempre alguns metros depois das placas.
?Também vamos ser maleáveis e vamos dar uma margem de tolerância de 10% acima da velocidade máxima da via?, explica o policial. Ou seja, se a velocidade da via for 100 Km/h, o veículo que trafegar até 110Km/h não será multado.
A próxima operação da Polícia Militar com o novo equipamento ainda não foi marcada, porém, o comandante garante que o dia e local serão anunciados para que os motoristas fiquem atentos e respeitem à lei.
edição 1238


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).