PM adquire radar móvel para controlar velocidade nas vias - Jornal Cruzeiro do Vale

PM adquire radar móvel para controlar velocidade nas vias

15/10/2010

fotopg6abreMD.jpgOs motoristas que trafegam pelas vias rápidas da cidade precisarão ficar mais atentos a partir desta semana. Um novo equipamento adquirido pela Polícia Militar vai autuar os condutores que excedem os limites de velocidade das vias do município.

Uma operação de teste do equipamento foi realizada na semana passada em frente ao Batalhão da PM, no trecho municipalizado da rodovia Jorge Lacerda, e em apenas 15 minutos multou 60 veículos que estavam acima da velocidade.

Conforme explica o major Moacir Gomes Ribeiro, comandante da PM de Gaspar, o objetivo da polícia é de educar os condutores a respeitarem os limites de velocidade e não apenas arrecadar recursos. ?Tanto é que vamos avisar a comunidade, através da imprensa, sempre que fizermos blitz com este equipamento. Para que os motoristas aprendam a respeitar a lei?, revela o comandante.

O novo equipamento de fotosensor, da marca Laser Tech, teve um custo de R$80 mil e é americano. Ele detecta veículos a até 300 metros de distância, faz a leitura automática da infração e gera imagens da infração que são enviadas junto com a multa para comprovar o ato infracional.

Para garantir a privacidade dos condutores, as imagens aparecem com uma faixa preta na altura do parabrisa, não permitindo a identificação do condutor e nem do passageiro.


Estratégia

As blitz com o novo equipamento serão realizadas em lugares estratégicos, que estão sendo levantados através de um estudo técnico que vai apontar os locais com maior incidência de acidentes provocados pela alta velocidade dos veículos.

Segundo o sargento Drummond, responsável pelo uso do equipamento, nestes locais serão instaladas placas que orientam os motoristas quanto à fiscalização eletrônica e as blitz serão montadas sempre alguns metros depois das placas.

?Também vamos ser maleáveis e vamos dar uma margem de tolerância de 10% acima da velocidade máxima da via?, explica o policial. Ou seja, se a velocidade da via for 100 Km/h, o veículo que trafegar até 110Km/h não será multado.

A próxima operação da Polícia Militar com o novo equipamento ainda não foi marcada, porém, o comandante garante que o dia e local serão anunciados para que os motoristas fiquem atentos e respeitem à lei.

 

edição 1238

Comentários

Carlos
29/09/2016 16:40
Falam em indústria da multa, quem fomenta a indústria da multa são os condutores que infringem as leis de trânsito. Se todo mundo andar corretamente a indústria da multa está falida. Pensem nisso, e andem corretamente que nada acontece.
Eusélio Deocar Zimmermann
15/10/2010 19:54
Moro a muito tempo em Gaspar, e sem dúvida temos inúmeros problemas em nosso transito, mas tenho certeza que os maiores não estão nas vias secundárias consideradas rápidas. Todos nós sabemos que os nossos maiores problemas estão nas vias do centro e nos acessos aos bairros, e um dos piores é o de acesso ao Gasparinho. Sei que já foram tomadas algumas providências, mas é muito pouco para o tamanho do problema que enfrentamos todos os dias para acessar e sair do bairro. Basta alguém ficar alguns minutos observando o fluxo de veículos que já vai detectar várias incoerências nesta região, sem grandes investimentos é possivel melhorar bastante o fluxo de veículos por alí. E se ficar nas horas de pique do transito verá que este problema agrava em muito todo o fluxo de veículos no centro de Gaspar, pois congestiona várias vias chegando até a Cel. Aristiliano Ramos. Sem falar da aventura que é passar por este local todos os dias. Será que este tipo de problema não deveria ter prioridade? Toda ajuda é bem vinda, seja para disciplinar maus motoristas ou monitorar congenstionamentos imensos que acontecem por consequência de semáforos mau sincronizados. Talvez um auxilio da PM para buscar soluções neste sentido ou auxiliar nos horários de maior fluxo de veículos fosse de grande valor.
carlinhos
15/10/2010 18:18
Gilberto o porque da Policia Militar comprar o radar, em blumenau que tem um radar e Seterb.

Você não haja estralho que a PM tenha comprado um radar deste tipo, posto que temos o Ditran em Gaspar.

Pelo que sabemos o Ditram leva a maioria do valor de cada multa, a policia militar e policia civil ficam dividem o resto.

Então para que ter os agentes do ditran em Gaspar.

E por vim quem foi para a auto escola apreendeu que os valores arrecadados com as multas, devem somente ser infestidos em Engenharia e Educação de Transito, não é Andrade?
Clovis Basílio dos Santos
15/10/2010 15:30
Espera-se que o dinheiro arrecadado com essas multas seja usado para beneficiar a comunidade, e nao tão somente para engordar os cofres públicos e ensejar a contratação de mais assessores comissionados...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.