Ponte cai e restringe o trânsito no Belchior Baixo - Jornal Cruzeiro do Vale

Ponte cai e restringe o trânsito no Belchior Baixo

04/05/2010

fotopg5abreMD.jpgOs gasparenses parecem não ter mesmo sorte com pontes. Não bastasse a ponte Hercílio Deeke estar ameaçando desabar, no último domingo, 2, por volta das 4h da manhã, a ponte da rua Vidal Flávio Dias, bairro Belchior Baixo, veio ao chão. A passagem, feita de concreto, faz a ligação entre as ruas Silvano Cândido da Silva e Vidal Flávio Dias, conectando, assim, Blumenau à BR-470, em Gaspar.


Além de complicar o caminho de quem transita próximo àquela área, a queda da ponte influenciará no fluxo de carros e caminhões em Blumenau e Gaspar. A rota era usada como alternativa por caminhões que não podem mais passar pela ponte Hercílio Deeke, por isso muitos podem voltar a tentar passar pela principal ponte da cidade ou então pelo centro de Blumenau.


Insatisfação seria pouco para expressar como os moradores da região se sentem. ?Ficamos quase isolados aqui. Muita gente de outros municípios, como Brusque, que vem aqui provar roupas, têm que fazer um caminho mais longo e passar por Blumenau?, reclama Erotides Maria Mitterstein Cardoso. Ela, que mora no bairro há cerca de 50 anos, conta que sempre houve descaso com aquela área.


Lucelene Aparecida Coradini, que trabalha na rua da ponte que ruiu, conta que depois que foi proibida a passagem de caminhões na ponte do centro da cidade, a via virou pista de corrida. De acordo com ela, os veículos passam em alta velocidade e são muito pesados, até mesmo caminhões-cegonha utilizavam a rota e por isso a ponte veio abaixo.


O prefeito do município, Celso Zuchi, declarou que o que deve ser feito, antes de tudo, é um desvio, para que os veículos tenham uma alternativa e para poderem se deslocar pela região. Então engenheiros irão analisar a ponte e definir o que é possível ser feito. Preocupados com a possibilidade de ter que passar por um desvio, os moradores lembram às autoridades que o desvio precisa ser forte o suficiente para sustentar o grande tráfego de caminhões, uma vez que há um grande número de empresas na área e muitas delas utilizam este meio para transportar suas mercadorias, além dos veículos que não podem passar pela ponte Hercílio Deeke.


?Nós até conseguimos aguentar esta situação por alguns dias, o problema é que para se construir uma nova ponte leva meses? indigna-se Lucelene.


A população espera uma ação imediata por parte das autoridades para que possa voltar a contar com este caminho e assim acabar com as dificuldades criadas pela queda da ponte.

 


Buraco se formou na ponte


fotopg5secundaria2legendaaaaMD.jpgAs fortes chuvas da semana passada prejudicaram parte da estrutura da ponte, que abriu uma cratera bem no meio da pista. As obras de reparo foram executadas pela equipe da Secretaria de Obras na terça-feira, 27, mas não foram suficientes para impedir que a ponte, já com sua estrutura debilitada, viesse abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

De quem é a responsabilidade?


Os habitantes da região do Belchior Baixo, cerca de 1500 pessoas, esperam há um longo tempo pelo asfaltamento da rua Vidal Flávio Dias, e desde domingo, eles passaram a esperar também por uma nova ponte. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Gaspar, este trecho pertence, na verdade, ao Governo do Estado.


Em 2003, quando foi decidido que a estrada receberia asfalto, o espaço foi dividido. Uma parte seria asfaltada pelo município de Gaspar, outra por Blumenau e por fim, um trecho ficaria por conta do Estado. Este trecho é justamente aquele que abrange a ponte e a citada rua e foi repassado ao Estado através de um decreto.


Na tragédia de 2008, a ponte sofreu com danos causados pelas águas. Neste ano, ela apresentava problemas desde as chuvas da semana passada, quando as águas criaram um buraco no meio de sua pista. Segundo o secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho, foram realizados reparos na ponte do sentido da Capela Santa Catarina na terça-feira da semana passada, 27. As obras, no entanto, não foram o suficiente para manter a ponte em pé. As causas da ponte não ter aguentado ainda não estão confirmadas. ?Seria preciso realizar um laudo técnico para precisar exatamente as causas da queda. A sobrecarga da última catástrofe de 2008, as últimas chuvas e também de veículos pesados interferiram na estrutura da ponte? declara o secretário.

Ainda não foram tomadas medidas para que o conserto seja executado. Por causa da complexidade dos fatos, o secretário de Obras espera a resposta do Secretário Regional de Desenvolvimento, Raimundo Mette, quanto à competência de quem executará o conserto da ponte.

Comentários

maria
04/05/2010 14:48
Se tinham conhecimento do problema antes de acontecer a tragédia, o que deveriam ter feito ? Esperar o pior ? Interditar ? Controlar o peso ? Sinalizar ? Ir atraz de parcerias para evitar o problema, e se morre alguem ? Quem é o culpado ?? Qtos outros casos como este tem em Gaspar, que só saberemos qdo aparecer o problema.

Com a palavra quem ja deveria estar trabalhando. Pedro Celso Zuchi e seus inúmeros companheiros assessores, e os novos tb que esperam na fila.

SALVE GASPAR
Antonio
04/05/2010 11:37

Calma pessoal... Tudo isso está previsto no PAC 2.......Gaspar vai se transformar num canteiro de obras.... até o muro do hospital (principal obra do Zuchi) vai receber acabamentos com granitos (importados). Inclusive está previsto um helicoptero para a Defesa Civil.
Tenham paciência!
Augusto
04/05/2010 11:19
Hj esutei o diretor do samae dizendo que o problema do lixo é da gestao passadas ,dos seus erros. Será que em um ano e meio ele não viu o problema, ou melhor, nada conseguiu fazer. Se for nessa linha a outra gestão tb vai dizer que o problema ja vinha de antes, que era do PT, e tb nada conseguir fazer. Cada desculpa. PEDE PAARA SAIR. PEDE PARA SAIR
antonio pedro
04/05/2010 10:22
Putzzzzzzzz, Pedro Celso Zuchi não apreende mesmo, pois MENTIRA TEM PERNA CURTA, pois foi o ex-prefeito que autorizou o estado somente a pavimentar a rua Vidal Flavio Dias, e nunca repssando a via para o Estado de Santa Catarina.

Pedro Celso Zuchi mentiu e caio do cavalo, veja a lei de 2007 assinada por Adilsom.

Gilberto Perguntar não ofende, metir é doença?


LEI Nº 2959, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2007.


AUTORIZA O ESTADO DE SANTA CATARINA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE BLUMENAU, A EFETUAR A PAVIMENTAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA DE VIAS MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O Prefeito do Município de Gaspar, nos termos do art. 72, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal, Faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou o projeto, eu o sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, autorizado a realizar obras de pavimentação e infra-estrutura nos trechos sem pavimentação das Ruas Antônio Benedito de Amorim e Vidal Flávio Dias, para viabilizar o acesso leste à BR 470.

§ 1º Os trechos mencionados no "caput" compreendem:

I - Rua Antônio Benedito de Amorim entre as estacas 236+11,00 até 288, contendo 1.051 (um mil e cinqüenta e um) metros de extensão;

II - Rua Vidal Flávio Dias entre as estacas 341 até 387, contendo 920 (novecentos e vinte) metros de extensão;

§ 2º Os projetos referentes à realização da pavimentação e infra-estrutura das ruas constantes no "caput" foram elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento e serão executados pelo Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau.

Art. 2º As despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento do Município.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura do Município de Gaspar - SC, 19 de dezembro de 2007.

ADILSON LUIS SCHMITT
Prefeito Municipal
Alfredo Silva
04/05/2010 09:24
Enquanto a cidade fica caindo aos pedaços, o prefeito "eu quero Trabalhar" insiste em criar cabide de emprego para 17 "companheiros" de partido...

que lastima...
mario
04/05/2010 09:19
Este caso da ponte do Belchior Baixo é mais uma prova da falta de planejamento geral no municipio. Nem planejam novas alternativas de acessos viários, nem planejam manutenção permanente, com mudanças necessárias em estruturas de pontes que quando construídas, visavam atender um fluxo bem menor de veículos, daí sucumbirem.
Mas anotem aí. Se somaráo já-já 12 anos de três gestóes municipais, que ficaram arrumando desculpas, atacando passados, sem resolver no presente e nem pensando no futuro. Celso Zuchi-Adilson Schmitt-Celso Zuchi ... quem virá depois. O que sobrará para o próximo refazer, recuperar. Para quem quer mesmo trabalhar Gaspar tem mesmo muita coisa para fazer, e se náo apertarem o cronograma o fim do ciclo chega e sobraráo somente as desculpas. Sugiro começarem recuperando o asfalto de entrada de Gaspar pela Francisco Mastella. Claro, antes tem que refazer a ponte do Belchior.
Tem ainda o seguinte, quem trabalha mesmo náo tem tempo para ouvir reclamações.

Aproveitando o início do hino de Gaspar, adaptando-o: "Salvem Gaspar...."
solange
03/05/2010 20:08
ainda bem que não morreu ninguem,as providencias so vão ser tomadas quando acontecer uma tragedia
Thiago
03/05/2010 10:52
Negócio mesmo é " ESPERAR AS PONTES CAIR " depois tentar achar solução muito legal.... E DEIXA O HOMEM TRABALHAR" ainda bem que não morreu ninguém!!!!!
Edgar Pereira
03/05/2010 09:53
E esta ponte nem estava no rol das quye podem cair em Gaspar.
carlinhos
03/05/2010 09:46
Gilberto, tais querendo nso matar do coração.

Ao ler a chamada da materia, já pensei que era a hercilio deike.

Do jeito que esta andando, e o descaso de Pedro Celso Zuchi para com o assunto, logo vc vai ter que dar a pessima noticia.

E assim vamos tocando.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.