
Nesta sexta-feira, 27 de maio, a Secretaria de Saúde fará a aplicação de fumacê (inseticida) no bairro Bela Vista, em Gaspar, no período matutino e vespertino. A medida visa reforçar o combate ao Aedes aegipty, transmissor de doenças como Dengue e Chikungunya, já que a região é considerada infestada. Em caso de chuva, a ação será realizada no sábado, dia 28. O fumacê será aplicado nas seguintes ruas: Bom Retiro, Léo Rothermel, Alvorada, José Augusto Schapper, Bruno Rodolfo Schapper, Tereza Cristina Maciel, Adriano Kormann, Nilton Cardoso, Maceió e Vitória. Todas no bairro Bela Vista.
A orientação é de que os cidadãos abram portas e janelas de suas casas para que o inseticida seja espalhado pelo fumacê. É aconselhável cobrir alimentos e utensílios de cozinha e locais que armazenem água pra consumo. Os moradores, juntamente com os animais de estimação, devem ficar nos fundos das residências, de modo que a inalação da fumaça seja menor. Porém, a Secretaria de Saúde reforça que o produto não faz mal à saúde.
Nesta semana, Gaspar registrou 57 casos de dengue no município, 31 casos em investigação, 182 notificações e 244 focos do mosquito. Os bairros considerados infestados são: Bela Vista, Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro. Desde março, a prefeitura possui a 'sala de situação de crise' para o combate da dengue. Entre as principais ações está a contratação de agentes de endemias e ações de limpeza em toda a cidade.
A pessoa com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).