
Na primeira quinzena de julho, a prefeitura municipal de Gaspar encaminhou ao IBGE um ofício de contestação do Censo 2022, o qual mostrou que a população do município é de cerca de 72 mil habitantes. Mesmo apresentando um crescimento de mais de 20% com relação ao censo de 2010, a expectativa era de que os dados apontassem um número mais próximo dos 80 mil habitantes.
Pelos registros de serviços prestados pelo município, tais como o de atendimento em saúde, educação e assistência social e também pelos números crescentes de loteamentos, indústrias e vagas de emprego, o Executivo esperava um número significativamente maior do que apresentou o resultado da pesquisa. “Tivemos um crescimento expressivo desde o último Censo e isso mostra o potencial de desenvolvimento da nossa Gaspar, mas esses números impactam diretamente na nossa arrecadação e na distribuição de recursos estaduais e federais.”, afirma o prefeito Kleber Wan-Dall. Por isso, em reunião com os prefeitos da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), foi decidido em colegiado que a orientação seria encaminhar esses levantamentos ao IBGE.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, não há expectativa de que o IBGE faça qualquer alteração, mas as orientações da AMVE foram seguidas e as considerações apresentadas. Assim como Gaspar, outros municípios de Santa Catarina também ficaram com números abaixo das expectativas e outros registraram, inclusive, diminuição.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).