
A Secretaria de Saúde de Gaspar promove no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, um mutirão para diagnóstico da hanseníase. A ação será na Estratégia de Saúde da Família Gasparinho Quadro, das 8h às 11h. Durante este período, serão realizadas avaliações gratuitas em pessoas com manchas na pele.
De acordo com a enfermeira responsável Michelle Garcia de Souza, a ação tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença e encaminhar os pacientes para acompanhamento na rede básica, garantindo que todos concluam o tratamento. Além disso, com o mutirão, também há uma expectativa de rastrear possíveis casos de câncer de pele.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante multibacilar, que, estando sem tratamento, elimina o bacilo através das secreções nasais, tosses e espirros. Os principais sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor.
A campanha consiste na avaliação do paciente e a realização de testes de sensibilidade, que serão realizados pela médica da unidade, Dra. Marissa Raquel de Mendonça Moura. Caso seja confirmada a hanseníase, o paciente será encaminhado ao tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal de saúde.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).