
No fim de semana, o mutirão realizado no bairro Santa Terezinha recolheu mais de 10 toneladas de lixo. Os agentes de endemias, além das secretarias de Saúde e demais serviços públicos da Prefeitura de Gaspar uniram forças para remover criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya.
O pessoal percorreu 12 ruas de um dos cinco bairros de Gaspar infestados pela Dengue. Nesse trabalho de limpeza, também foi utilizada uma caçamba para transportar os objetos maiores como móveis e eletrodomésticos, que são descartados em vias públicas de forma irregular e contribuem para a proliferação de doenças ao facilitar os criadouros do mosquito.
Foram realizadas sete cargas com um caminhão basculante para recolher os entulhos. Além da remoção de resíduos, foram realizadas vistorias nas residências pelos agentes de combate às endemias. Durante o trabalho, foram efetuadas orientações sobre a dengue, eliminação de focos e coleta de larvas para análise.
O mutirão de limpeza foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, que comenta sobre a ação: “Nosso trabalho tem sido frequente para cuidar da nossa cidade. Estamos em um período crítico e com números de casos de dengue aumentando. Queremos que a população entenda que o problema é serio e estamos fazendo a nossa parte, pois a eliminação da dengue só é possível com a participação de todos. Fique de olho em sua casa, em seu trabalho e elimine tudo o que possa acumular água parada para que o mosquito da dengue não se prolifere”.
A secretaria de Saúde reforça que, para que a ação seja eficaz, é necessária a colaboração de toda a população, para que mantenha a limpeza desses locais e faça a eliminação de criadouros. A Vigilância em Saúde já está estudando a realização de mais um mutirão, desta vez, no Bairro Bela Vista, também considerado infestado.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).