
Atenção, moradores do bairro Bela Vista! Na noite desta terça-feira, 5 de abril, equipes técnicas da Prefeitura Municipal de Gaspar vão realizar a aplicação de inseticida contra a dengue na região das ruas Adriano Korman, Nilton Cardoso, Teresa Cristina Maciel, Mario Zimermann e Maceió (nas proximidades do IFSC). Vale lembrar que o produto utilizado não faz mal à saúde, seja de pessoas ou animais. O ideal é que moradores das ruas citadas mantenham portas e janelas aberta. Uma das orientações da prefeitura é de que os pets sejam abrigados para evitar que fujam durante o procedimento.
Gaspar já contabiliza 96 focos do mosquito. Ou seja, 95% do total do número de focos atingidos no ano interior, que foram 123. Além do número alto de focos encontrados, a cidade tem um caso confirmado de dengue e outros 20 pacientes com a suspeita da doença. O bairros considerados infestados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) são: Bela Vista (sendo o bairro com maior número de focos encontrados), Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro.
Desde 2021, Gaspar aparece como nível médio para o contágio de dengue. Isso por conta dos fatores de risco que são as rodovias, cidades vizinhas infestadas e com surto de dengue (como Brusque e Blumenau), além do grande número de pontos turísticos e o relaxamento da população nos cuidados dos imóveis. “Pedimos que a comunidade adote medidas de prevenção em seu domicílio: guardando vidros longe da chuva, descartando pneus da forma correta, tampando caixas da água. Essas são algumas atitudes simples que fazem uma grande diferença contra o mosquito. Que esses cuidados se estendam para o próximo, impedindo que a doença chegue a sua casa”, alerta a secretária de Saúde, Silvania dos Santos.
O trabalho de monitoramento de focos é realizado pelos Agentes de Endemias, que consiste na verificação de armadilhas semanalmente e nos pontos estratégicos a cada 14 dias. Eles observam se existem larvas, fazem coletas para análise, além de vistoria, eliminação e orientação junto a comunidade em um raio de 300 metros. É fundamental que a população entenda a importância desses profissionais e permitam a entrada deles nos imóveis para que a vistoria seja completa. Todos os 11 agentes de combate a endemias são identificados com uniforme e crachás.
A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).