João Pedro Horstert, quatro anos, levanta tímido e responde olhando para baixo: ?amarelo é para metal, verde é vidro, azul para papel, vermelho coloca plástico, marrom guarda lixo orgânico e cinza é o não-reciclável?.
O pequeno estudante do Período da Infância III do CDI Vovó Leonida, explica para toda a sala como funciona a separação do lixo, um dos temas discutidos em sala de aula.
O tema integra o projeto ?Cuidando do nosso mundinho?, que envolve uma temática que lida com todos os aspectos da conscientização ambiental e tem como objetivo principal atingir e motivar as famílias, funcionários e comunidade do CDI a cuidarem do planeta através de ações simples.
Após terem lido junto com a professora o livro ?Vamos abraçar o mundinho?, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, os pequenos alunos queriam saber mais sobre o assunto, por isso a professora decidiu abordar melhor as questões relacionadas ao meio ambiente.
As crianças já fizeram um passeio para recolher o lixo das ruas e separá-lo em latas diferenciadas, e levaram para casa um questionário para que os pais respondessem perguntas sobre separação e reciclagem de lixo, preservação ambiental, economia de água, plantio de árvores e cuidados com animais.
Agora, produzem uma maquete que representa como seria uma cidade ideal, onde fossem levados em conta os valores ambientais.
As palavras-chave do projeto, que deve durar cerca de três meses, são: reduzir, reutilizar e reciclar. ?Temos que desenvolver esta consciência nas crianças, assim elas crescem sabendo o que é certo e ainda ensinam aos adultos o que fazer para cuidar do meio ambiente?, acrescenta a professora Regiane Ayroso, que está à frente dos trabalhos. Juntamente com a professora Patrícia Zimmermam.
Há na escola um mural com o slogan do projeto e também lixeiras coloridas, em que todos os alunos e funcionários da creche são estimulados a colocarem os respectivos resíduos.
?Quando a lixeira enche, o caminhão do lixo vem aqui pegar para fazer coisas novas com o que jogamos fora?, explica a aluna de apenas cinco anos, Maria Victória Reinert. Estas lixeiras, doadas, são somente uma pequena parte do trabalho.
A professora planeja fazer com as crianças uma passeata ecológica, para chamar atenção para o caso da conscientização ambiental, pesquisas sobre o assunto, construir brinquedos de material reciclado, passar um documentário sobre o planeta, plantar árvores e fazer uma horta no CDI, também estão na lista de ideias da educadora, que também pretende organizar rodas de conversa sobre a importância do solo, das plantas e das árvores.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).