Projeto de Artes promove decoração especial para tradicional festa junina - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto de Artes promove decoração especial para tradicional festa junina

27/06/2010



pg12abreMD.jpgAs tradicionais bandeirinhas de jornais ou revistas foram deixadas de lado pelos alunos da Escola Ferandino Dagnoni, que através de um projeto de Artes, confeccionaram uma decoração diferenciada para a tradicional festa junina da escola, realizada no último sábado, dia 19.

Antes de pensar na decoração, os estudantes pensaram em um projeto artístico, envolvendo a vida e obra do artista italiano Alfredo Volpi. O pintor é reconhecido internacionalmente e teve uma fase de sua vida marcada por pinturas em que bandeirinhas multicoloridas eram o principal elemento. 
Os trabalhos feitos nas aulas de Artes da professora Celina Sansão Spengler incluíram painéis construídos com mini-bandeiras e varais com bandeirinhas, que enfeitaram a escola durante a festa junina, deixando o ambiente alegre e descontraído. As folhas de revistas e jornais, tão comuns na decoração desta festa, não fizeram parte do projeto da professora. ?Com isso eu exigi deles criatividade. Eles saíram desta prática de recortar revistas, que foi criada como uma forma de reciclagem?, comenta Celina, que definiu as bandeirinhas de seus alunos como verdadeiras obras de arte.
Para a atividade, os alunos utilizaram diversos tipos de materiais, que resultaram em diferentes tipos de trabalhos. Colagens, pinturas, desenhos e recortes diferenciados foram apenas algumas das técnicas utilizadas pelos estudantes para darem uma cara nova a suas obras, sendo que tudo foi feito em papel com fundo branco. ?Com isso deixamos o ambiente mais colorido e iluminado, fica mais claro e as pessoas que passam podem apreciar cada um dos trabalhos?, explica a professora. Todos os alunos da escola estiveram envolvidos na atividade, desde o primeiro ano até a oitava série.

De acordo com a professora, a comunidade que prestigiou o evento ficou encantada com os trabalhos decorativos. ?Os pais apreciaram muito e, até mesmo o diretor do Departamento de Cultura, Dayro Bornhausen, que sugeriu que fosse feita uma exposição com as obras em lugares públicos?, conta Celina.



Alfredo Volpi


Italiano, Afredo chegou ao Brasil no ano de 1897, com apenas um ano de idade. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. O talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas, trabalhando como decorador de ambientes até conseguir se firmar como pintor. Em 1953 ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro, na 2ª Bienal de São Paulo. A partir daí, tornou-se um pintor famoso em vários países.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.