Projeto dos 17 assessores comissionados é aprovado - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto dos 17 assessores comissionados é aprovado

04/06/2010

fotopg6abre2MD.jpgPor cinco votos favoráveis, o projeto 11/2010, que prevê a contratação de 17 assessores em cargos comissionados para atuarem na Administração Pública, foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 1º de junho.

O projeto voltou à votação após recurso apresentado pela bancada do Partido dos Trabalhadores e do Partido Progressista e que pedia a anulação da segunda votação do projeto, ocorrida em meados de março. O recurso foi aprovado na sessão do dia 25 de maio e o projeto voltou a ser discutido na sessão desta terça-feira, quando foi aprovado por maioria simples dos votos.

Votaram a favor do projeto os vereadores José Hilátio Melato e Luis Carlos Spengler, do PP; e os vereadores José Amarildo Rampelotti, Antônio Dalsóquio, e Jorge Luis Wiltusching, do PT.

Depois de muito relutar pela aprovação do projeto, o presidente da Casa, vereador Kleber Wan-Dall, PMDB, analisa como justa sua aprovação. ?Em um primeiro momento tínhamos um parecer do Instituto Brasileiro de Administração Municipal afirmando que a maioria simples dos votos compreendia a metade dos vereadores presentes mais um. Após, recebemos outro parecer do mesmo Instituto afirmando que a maioria simples era meta mais um, porém, o presidente não conta. Por isso achamos justo fazer nova votação do projeto?, afirma.

Para o vereador Antônio Dalsóquio, PT, a nova votação só foi possível após muita insistência da bancada governista. ?Tivemos que batalhar para que o presidente da Casa entendesse que maioria simples é maioria simples. Só por persistência é que conseguimos aprovar este projeto?, ressalta.
Para Dalsóquio, com a contratação dos assessores a Prefeitura poderá agilizar um trabalho que está emperrado. ?Sempre falamos que seriam necessários dois anos para colocar a casa em ordem. Tivemos a catástrofe 2008 e a catástrofe administrativa, pois em quatro anos não aconteceu nada nesta cidade. Agora teremos condições de contratar assessores com nível superior para contribuir com a Administração para que consigam elaborar e aprovar projetos que estão em andamento e que tem demandas históricas?, destaca. O vereador acredita que nem todos os assessores serão contratados de imediato. Segundo ele, a maior demanda é de engenheiros e de assessores para a procuradoria.

Dos 17 assessores aprovados, 13 irão atuar na Administração direta e 4 na Superintendência do Belchior.

 

Entenda o caso

O Projeto de Lei 11/2010 previa a criação de 17 cargos comissionados para atuarem nas secretarias municipais e quatro deles seriam destinados à Superintendência do Belchior. Durante a primeira votação, realizada em meados de março, o projeto foi separado em duas partes: a contratação para a Superintendência e a contratação dos demais assessores. A primeira parte foi aprovada por unanimidade durante a segunda votação, realizada no dia 23 de março.

Já a segunda parte, da contratação dos demais assessores, obteve cinco votos favoráveis e quatro votos contra, pois dos dez vereadores apenas nove votavam, o presidente só votaria em caso de empate. Apesar de obter mais votos favoráveis, conforme legislação, seriam necessários maioria dos votos mais um para aprovar o projeto, ou seja, seis aprovações, e por isso o projeto foi rejeitado.

No início de abril o Poder Executivo entrou com um pedido para que a Câmara de Vereadores revisse a votação alegando que, pela lei, o projeto poderia ser aprovado por maioria simples. O presidente da Câmara, orientado pela assessoria jurídica da Casa, rejeitou o pedido da Administração, que recorreu à Justiça para ver o projeto aprovado mas teve seu pedido negado.

Diante desta negativa, os vereadores da bancada do PT e PP entraram com recurso para que o projeto fosse novamente votado, fato que aconteceu nesta terça-feira, 1º de junho e culminou com sua aprovação.

Leia a opinião de Herculano Domício sobre esta notícia AQUI

Comentários

Rafa
10/06/2010 08:25
Palhasada da grossa isso. Eita que Gaspar chegou numa situação política muito tosca hoje em dia. Aprovar um desmando desse eh uma cosia dificil de acreditar que seja verdad. Estamos ferrados
Natalia dos Santos
08/06/2010 12:23
De tantas outras coisas que o municipio precisa, optaram por 17 assessores.......É LAMENTÁVEL!!!!
Marilene
08/06/2010 09:54
Uma só palavra pode definir a atual administração VERGONHA,por certamente é isso que a população gasparense que contribuiu para que o senhor prefeito e sua "turma" entrarem no governo deve estar sentido.Enquanto os cidadãos trabalham para manter seus impostos em dia a turminha faz uso desse dinheiro,é um absurbo o momento político que nossa cidade está passando.É IMPORTATNTE LEMBRAR QUE NA CAMPANHA NÃO FAZIA PARTE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO A CRIAÇÃO DE TANTOS CARGOS PARA APADRINHADOS POLÍTICOS.
Então eu desejo que o senhor prefeito e sua turma criem vergona na cara e começem a trabalhar.Por que o tempo tá passando....
Paulo Henrique Hostert
06/06/2010 17:15
Sugiro que esses 17 aspones, mais o prefeito, os lastimáveis vereadores que votaram a favor do projeto, aquele secretário vira-lata, que também é capaxo do prefeito e a "cumpanheirada" abram mão dos seus salários e provem que estão ai realmente para ajudar o Município. Quem sabe eles não possam ficar debaixo da ponte segurando ela para não cair!!! Faltam 939 dias para o fim do pesadelo!!
GASPAR NÃO MERECE !
04/06/2010 18:26
VCS IMAGINEM ! SE ELES (PT) AINDA FOSSEM OPOSIÇÃO E QUE OUTRO PREFEITO DE QUALQUER PARTIDO, BRIGASSE PARA EMPLACAR 17 COMPANHEIROS ! É FACIL QUERER ENGORDAR COM OS NOSSOS TRIBUTOS O PARTIDO DELES. 30% É PARA O DIZIMO PARTIDÁRIO. ENQUANTO ISSO VÊ SE ELE SE MEXE PARA RESOLVER
O PROBLEMA DA PONTE QUE PODE CAIR A QUALQUER MOMENTO.
A LINGUA É O CHICOTE DA BUNDA !
Alfredo silva
04/06/2010 10:39
o população de Gaspar é muito ordeira, trabalhadora e pacata.
acha que politica é coisa para os outros se envolverem.
"so quero trabalhar e ter a minha vidinha".

É muito marasmo para uma cidade só.

Enquanto essa passividade continuar, teremos os gaviões na administração publica, que fazem M.... na nossa cabeça e ninguém faz nada.

Adivinhem quem irá concorrer novamente nas eleiçoes de 2012??
os mesmos!!!!!

Os mesmos que votaram a favor do "trem-da-alegria" dos 17 cabides-de-emprego.

E virão prometendo "trabalhar pelo povo".

Em outras cidades do País teriamos manifestação publica em frente a camara de vereadores e a prefeitura.

Que pena! Gaspar não merece isso....
Hipocresia!
04/06/2010 10:17
Que lamentável.. Mesmo após a repercussão negativa deste projeto, eles insistem em levar adiante algo que pela maioria do povo é terminantemente desnecessário.
Há pouco tinha aqueles slogans "Deixa ele trabalhar"... trabalhar?? Colocando pessoas "politicamente indicadas" para inchar a máquina pública.
E o concurso ainda vigente?.. E na administração pública, não teriam pessoas capacitadas?
Me poupem das justificativas infundadas para suas artimanhas e jogadas políticas. O povo quer resultados!! E não explicações para a ausência de bom senso, ética e respeito com a cidade e com quem ainda acredita numa política em prol da população.
Marcelo
04/06/2010 07:56

Aposto, que neste momento, PT e PP estão rindo da nossa cara.
E o mais triste, muitos que estão reclamando irão votar nesta raça.
Lillian Deschamps
03/06/2010 17:15
A população já parou para pensar qual o valor do salario de cada assessor? E no final do ano qto isso vai custar para a administração? Afinal quem vai pagar esse valor somos nós...que pagamos varios impostos, IPTUs etc...Acorda Gaspar
Jean Carlos Grimm
02/06/2010 22:26
Os Vereadores estão liberando os Asponios para o prefeito "assesores de po... nenhuma", ja não estão fazendo nada agora os acessores vão conferir o que não estão fazendo. É o fim da picada ta faltando é vergonha na Cara dessa administração... Que Decepção!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paulo Henrique Hostert
02/06/2010 21:26
No dicionário Houaiss:
Capacho = pessoa servil
Pessoa servil = condescendente em demasia; adulador, bajulador, subserviente que segue fielmente um modelo ou original.

Entenderam ou precisa desenhar?
Paulo Henrique Hostert
02/06/2010 21:15
Ficou claro que a administração municipal possui os pés limpos. Também com a quantidade de capachos a sua disposição não há sujeira que resista. Vale lembrar que só faltam 942 dias para o fim desse pesadelo. Há, e para quem a carapuça servir, não adianta reclamar ou ficar nervosinho, vocês são a vergonha de Gaspar! Da próxima vez ouçam o povo, que é seu patrão e é quem paga seus salários!
Niomar de Melo
02/06/2010 17:18
Até quando, as câmaras de vereadores, deputados e o senado, vão servir só para disputas políticas, deixando de lado as reais necessidades da população e das cidades, estados e nação.
Ainda sonho com o Dia em que serão Unidos em prol da população brasileira, que tanto sofre com más-administrações
GASPAR NÃO MERECE !
02/06/2010 14:50
O POVO QUE FAÇA VALER SUA FORÇA E NÃO PERMITA ESSA POUCA VERNHONHA, QUE VÁ PRA FRENTE DA PREFEITURA E CAMARA PROTESTAR !
Carlos
02/06/2010 14:39
É infelizmente isso só vem amostrar a inconpetencia dos nossos nobres 5 vereadores que aprovaram este projeto. Concerteza se os eleitores soubessem da incapacidade deles conseguirem atualizar como os demais e anteriores não teriam votados neles. Mesmo sabendo que tem sangue antigo e que ja deve estar bem cansado desta longa jornada, deveria dar exemplos aos novos, e que concerteza ja adquiriram algum exemplo como o mesmo. Falta de vergonha na cara...
Lúcia Helena Teixeira de Melo
02/06/2010 13:35
Lamentável está aprovação dos nobres vereadores,pois em outras administrações se fazia muito e não precisava de acessores.Agora estão provando que esta contratação de acessores, mostra falta de compromisso ,pois demonstra que não estão cumprindo com suas responsabilidades.Em outras administrações quem passou por estes cargos não precisou de acessores.Está é uma desculpa para dizer que agora já se passando dois anos de administração,vão fazer algo para Gaspar.Espero que sim.
Leonardo Dietrich Neto
02/06/2010 12:08
Incrível. Enquanto bons funcionários estão saindo, projetos importantes para Gaspar são prejudicados, ou mesmo nunca saem do papel.Daí não tem dinheiro para fazer nada. Tudo bem, poderiam contratar , aprovados no concurso ou mesmo Cargos comissionados, se estivessem arrumando as estradas, colocando a dispor da população alternativas de solução no trânsito, se a estrutura das pontes estivesse em ordem, se todas as escolas estivem bem ajustadas e organizadas, se os postinhos de saúde estivessem em pleno funcionamento, sem não faltasse água nos bairros, se a criminalidade na cidade não estivesse crescendo tanto, se tivesse um projeto de desenvolvimento econômico, turístico etc..Lamentável.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.