O pátio da escola Norma Mônica Sabel ganhou um colorido especial na última semana, quando diversas flores foram plantadas pelos alunos das turmas de quinta a oitava série e utilizadas para decorar o ambiente escolar. O plantio faz parte do projeto denominado ?A bondade pode ser ensinada??, do professor de ensino religioso, Rogério Marcos Darolt.
A ação envolve um projeto macro, no qual toda a escola trabalha o tema ?Ambiente escolar e o meio ambiente?. Conforme explica a supervisora escolar, Valéria Rohr, diversos professores estão desenvolvendo trabalhos de destaque. ?Este belo trabalho da turma de ensino religioso ajudou a embelezar nosso ambiente e contribuir para o meio ambiente?, destaca a educadora.
Conforme explica Rogério, em sala de aula os alunos aprenderam sobre a disposição pessoal em buscar boas atitudes. A turma também trabalhou o conceito e exemplos de virtude e através de uma dinâmica os alunos colocaram em prática suas virtudes. ?Comparamos cada virtude a uma muda de flor, onde cada um deveria estar disposto a adquiri-la, cuidar e acompanhar o seu desenvolvimento. Foi adquirido o material necessário para a montagem do vaso, ou seja, o próprio vaso, os ingredientes como o barro, húmus, calcário, pedriscos e areia para o efetivo plantio das mudas. O objetivo era tornar o ambiente escolar mais agradável e mais humano?, explica o professor.
No decorrer da dinâmica os participantes puderam observar o surgimento de várias disposições como entusiasmo, otimismo, sensibilidade, solidariedade, cooperação, altruísmo, sinergia, zelo, atenção, empenho, criatividade, mente aberta, humildade e esperança.
Para tornar os vasos uma realidade os alunos colocaram em prática outras três virtudes: o idealismo, enquanto ainda um ideal, o racionalismo, o que seria necessário para o ideal se tornar uma realidade, e o realismo, a verificação das possibilidades práticas para que a ideia se tornasse uma realidade. ?Quero agradecer a todos aos alunos que estiveram dispostos a tornar o ideal em algo concreto. O nosso mundo está sedento por esta forma de comportamento, por estas disposições ou hábitos?, destaca Rogério.
Disposição
O professor de ensino religioso lembra que todas as pessoas podem estar dispostas a fazer o bem, ser gentis, solidárias, leais, criativas, entre outras virtudes, porém é importante praticar esta disposição. ? Podemos nos dispor a ser prudentes, modestos, fieis, íntegros, esperançosos, dignos, tolerantes, coerentes, zelosos, benevolentes, entre outras virtudes, apenas em determinados momentos de nossas vidas, e não seria difícil assim agir, o difícil é tornar cada uma destas disposições um hábito, algo constante em nossa vida. Para ser honesto não basta pensar em ser, mas praticar constantemente a honestidade, agir de acordo com seus princípios?, reflete o educador.
edição 1232


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).