Propaganda política toma conta das ruas e calçadas - Jornal Cruzeiro do Vale

Propaganda política toma conta das ruas e calçadas

24/09/2010

fotocapagrande2MD.jpgBasta dar uma volta pelas ruas da cidade para perceber o excesso de cavaletes espalhados por todas as esquinas, canteiros e demais espaços públicos como calçadas e praças.  A propaganda eleitoral está autorizada desde o dia 6 de julho, porém, ganhou mais força nesta semana, quando a campanha para as eleições gerais de 2010 entra na reta final e muitos candidatos lutam para conquistar a simpatia do eleitorado gasparense.

A Avenida das Comunidades e a rua Coronel Aristiliano Ramos, incluindo a Praça Getúlio Vargas, são os locais preferidos dos cabos eleitorais. Além dos cavaletes, os locais são alvo de bandeiraços de candidatos de toda a região do Vale quase que diariamente.

Apesar de incômodos aos olhos, os cavaletes são permitidos por lei e conforme explica o juiz eleitoral, doutor Sérgio Agenor Aragão, não há o que fazer para coibir o uso deste tipo de propaganda. ?Na minha opinião tamanha exposição gera uma poluição visual muito grande, mas os candidatos estão amparados na lei. Somente é considerada irregular a propaganda que cria empecilho ao trânsito de pedestres e veículos, mas não vejo essa situação em nossa cidade?, explica o juiz.
Outra determinação estipulada por lei é de que os cavaletes precisam ser móveis e devem ser instalados nos locais das 6 horas às 22 horas. Fora deste horário a exposição da propaganda está irregular. ?Até o momento não recebemos nenhuma denúncia de irregularidades quanto ao horário, nem tão pouco quanto às demais exigências da lei?, destaca o juiz.
Segundo Aragão, a campanha segue tranquila na cidade e são raras as denúncias de irregularidades com relação à propaganda eleitoral. ?O que recebemos foram algumas denúncias de placas instaladas em imóveis cujos donos não autorizaram a instalação. Os casos já foram averiguados e autuamos dois candidatos, que deverão retirar as propagandas?, revela.

Quanto à propaganda em bens particulares, a lei afirma que a veiculação de propaganda por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições é permitida desde que não excedam a quatro metros quadrados e desde que sejam espontâneas e gratuitas. ?É vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para esta finalidade?, destaca o juiz.


O que diz a lei:

Artigo 11 da Resolução 23.191


§ 4º. É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

§ 5º. A mobilidade referida no parágrafo anterior estará caracterizada com a colocação e a retirada dos meios de propaganda entre as 6 horas e as 22 horas.


fotopg5secundariaMD.jpgApenas uma denúncia

Apenas uma representação havia sido apresentada ao juiz eleitoral da Comarca de Gapar, que abrange também os municípios de Ilhota e Luis Alves, até esta quinta-feira, 23.

A denúncia é contra a única candidata da cidade, e a acusa de utilizar o brasão do município em propaganda veiculada em jornal local. A denúncia foi recebida pelo juiz Sérgio Agenor Aragão e enviada ao promotor eleitoral, que enviou cópia para o procurador eleitoral regional. O juiz também enviou a denúncia para a delegacia federal de Itajaí para que seja aberto inquérito e seja realizada perícia dos fatos denunciados.

A denúncia não impede a candidatura e eleição da candidata, porém, quando julgado o caso, se for considerado crime, a candidata perde o registro e consequentemente o cargo para que foi eleita.


Internautas protestam

?Se você sujar a minha cidade, eu posso sujar a sua cara?. Com esta afirmação um grupo de internautas de Porto Alegre iniciou um movimento denominado Sujo Sua Cara. O grupo é composto por três integrantes, que iniciaram a mobilização como uma forma de protesto, e atualmente recebem cerca de 30 fotos por dia de internautas de todo o país indignados com a poluição visual provocada pela propaganda eleitoral nas praças e ruas da cidade. ?A ideia é chamar a atenção dos candidatos e do Poder Público de que esse tipo de comunicação suja muito a cidade. Para mostrar isso, achamos que ?sujando a cara? deles, seria uma forma bem-humorada de protestar. Uma forma de avisar eles para pensarem 2x antes de colocar materiais como esses na rua?, explica um dos idealizadores, que prefere não se identificar para não sofrer represálias.

Para saber mais sobre o movimento acesse: www.sujosuacara.tumblr.com

Comentários

Valmir Schimanco
01/10/2010 07:32
O interessante é eles fazem leis mas, sempre com ressalvas. Se o pobre poluir visualmente a cidade, ele paga multas e as vezes até pra cadeia vai, os políticos podem poluir visualmente a cidade, daí eu pergunto: Qual é a diferença? A poluição não é a mesma?
Eu só quero saber o que a lei diz dos deveres dos políticos após a campanha eleitoral, eles vão recolher as placas? ou vai virar numa bola de lixo só para destruir nossa bocas de lobo e até mesmo a integração vizual de nossa cidade.
Outra coisa. A lei dos homens libera a cidade para ser poluida por essas placas, e a lei da natureza, diz o que sobre isso???
PENSEM NISSO
Mar
28/09/2010 08:10
Vocês sabem que companha política é mais uma campanha de marketing doque uma campanha de propostas...Mas desde que depois eles recolham todo esse lixo.
Richard Babinski
27/09/2010 15:19
Só sendo muito cego pra dizer que aqui em Blumenau não tem esse lixo espalhado. Aqui ta tão ruim quanto em Gaspar. Deixem de ser ignóbeis...
Jenny
25/09/2010 07:00
Eh engraçado...eu fui pra Blumenau ontem e lah nao tinha tanta placa e boneco como tem aqui...serah q o PT tem algo a ver com isso????
Luiz Carlos
24/09/2010 16:36
......além de emporcalhar a cidade, são feios(as) pra caramba, .....da liçença.....

Ainda, a prefeitura deveria cobrar uma taxa de cada um deles para manutenção destes espaços...
Cesinha
24/09/2010 15:11
muito obrigado a todos os candidatos que se utilizaram de espaços publicos para se autopromoverem... (mesmo que a lei assim os permita )... essas placas facilitaram e muito na escolha dos meus candidatos nessa eleição... ja anotei nomes e numeros de todos eles ... pra mim poder lembrar bem em quem NÃO VOTAR nem nessa ... e nem em futuras eleições... eleição se ganha com boas propostas... com trabalho... e não apenas com fotos e painéis espalhados pela cidade...
Zeca Spengler
24/09/2010 13:02
Essas placas são uma vergonha, e o pior é que a maioria dos candidatos ignoram a legislação eleitoral e deixam elas 24hrs emporcalhando nossas ruas...
Elizângela
24/09/2010 10:23
Quanto mais sujam nossa cidade, menos fazem por merecer nossos votos.
Pra que colocar duas propagandas iguais do candidato no mesmo local? Será que apenas um não seria o suficiente para gente ver?!

Há lugares que tem até caractura de politicos em frente de locais com placas de sinalização, será que um candidato assim que não respeita nem as sinalizações que são mais importantes, merecem o nosso voto?!
Carlinhos
24/09/2010 09:38
Agora o eleitor Gasparense tem motivo para não jogar o voto seu forá, pois se eleita sequer pode assumir o cargo.

Eita lá vai ela de novo para a Policia Federal, cujo o caminho ela conhece bem.
Thiago
24/09/2010 09:30
Até parece que eu vou votar para esta cambada de sujos....
Primeiro vão limpar a sujeira no geral.....
Suéllenn
24/09/2010 09:12
É feio, minha gente, é poluição visual.Espero que acabe logo,no lugar dessas placas, deveriam estar flores, até porque..já é primavera.
Rafael
24/09/2010 08:58
Essas placas aih sao uma coisa feia de se ver mesmo. Tamos na primavera e nada de flores bonitas nas praças trevos e canteiros da cidade, soh placas feias de politicos que revoltam a gente e ainda querem o nosso voto. Ja bastava o horario eleitoral na tv que tem cada um que mal sabe falar na frente da filmadora, imaginem entao eles falando numa camara de deputados.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.