O som de tambores, pratos e outros instrumentos musicais já pode ser ouvido nos arredores de quase todas as escolas da cidade. São os integrantes das fanfarras, que se preparam para encantar o público no tradicional Desfile da Independência, que promete reunir milhares de pessoas na principal rua da cidade, a Coronel Aristiliano Ramos, na manhã da próxima terça-feira, 7 de setembro.
Além das escolas, creches, Centros de Desenvolvimento Infantil, e algumas entidades como polícia e bombeiros também participam da cerimônia, que tem início marcado para as 8h30. Ao todo, mais de 50 pelotões vão compor o desfile, que será aberto pelos músicos da Banda São Pedro. Os grupos saem da Sociedade Alvorada em direção ao pátio do Salão Cristo Rei. A expectativa é de o trajeto demore cerca de duas horas para ser percorrido por todos os grupos.
Para garantir a animação do desfile, o Departamento de Cultura, organizador do evento, vai intercalar escolas que possuem fanfarras em seus pelotões com escolas que não possuem corporações musicais. O palanque oficial do evento será montado em frente à Praça Getúlio Vargas e vai receber uma decoração especial nas cores verde e amarelo, que representam a bandeira brasileira. No local, serão recebidas as autoridades presentes para prestigiar o tradicional desfile que comemora uma das maiores conquistas da nação brasileira, sua independência.
Semana
O Desfile da Independência integra a programação da Semana da Pátria, que teve início nesta quarta-feira, 1º de setembro. A cerimônia aconteceu na Praça Getúlio Vargas e teve a participação de diversos estudantes, com apresentações culturais e musicais.
Ontem, quinta-feira, e hoje, sexta-feira, diversas sessões cívicas acontecem nas escolas da cidade. As sessões têm como objetivo resgatar nos estudantes a importância do amor à pátria e da independência conquistada por Dom Pedro I.
edição 1226


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).