
Fique atento! Novo golpe envolvendo empréstimos estão acontecendo e, após receber relatos de diversas vítimas, a Receita Federal emitiu um alerta.
No golpe, os criminosos condicionam a liberação de empréstimos ao pagamento antecipado do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Eles oferecem, inclusive, documentos como notificações e arrecadações falsas, induzindo o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro.
Pessoas que caíram no golpe relataram que pagaram supostas taxas e/ou IOF através de PIX para pessoa física. A Receita Federal alerta que o recolhimento do IOF é feito especificamente através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é pago pela instituição que fornece o crédito, e não pelo contribuinte. O órgão também esclarece que não presta serviços de empréstimos e não entra em contato para cobrar este tipo de pagamento.
Caso desconfie ser vítima de um golpe, a Receita Federal orienta que o cidadão procure imediatamente a autoridade policial, com todas as provas possíveis, para registrar um boletim de ocorrência.



Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).