Os 50 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, já passaram por mais de 5.519 residências gasparenses desde o início do Censo 2010. As entrevistas iniciaram neste mês de agosto e seguem até o final de outubro, em todos os bairros da cidade.
Barbara Regina Lenfers, coordenadora do posto de Gaspar, revela que os recenseadores têm sido muito bem recebidos nas residências, porém, algumas pessoas ainda têm receio de atender à pesquisa, principalmente nas áreas mais nobres da cidade. ?Toda a nossa equipe está identificada com crachá, colete e equipamentos do IBGE, as pessoas não precisam ter receio em recebê-los. E caso alguém tenha dúvidas, basta ligar para o nosso posto de coleta e pedir informações sobre o pesquisador?, explica Barbara.
Além do receio em receber os recenseadores, algumas pessoas que respondem ao questionário estão estranhando as perguntas que são feitas. Barbara explica que as perguntas são aplicadas em todo o país e por isso às vezes podem não ter muita relação com a realidade regional, mas que todas precisam ser respondidas. ?Por exemplo, na questão da fertilidade, quando há meninas com mais de dez anos os pesquisadores perguntam se elas já são mães. Aqui em nossa região não há muitos casos assim, mas no Nordeste do país, por exemplo, há muitas meninas que são mães com esta idade?, justifica a coordenadora.
Confirmação
A partir desta semana as pessoas que já foram entrevistadas pelos recenseadores também devem ficar atentas, pois poderão receber em suas casas os supervisores do IBGE. Os profissionais estão passando em algumas casas para confirmar as respostas levantadas pelos recenseadores e garantir assim a veracidade do Censo 2010.
O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele dirá como somos, onde estamos e como vivemos. Para isso, estão sendo aplicados dois questionários, um básico, que será aplicado com a maioria da população e que possui poucas perguntas e leva cerca de dez minutos para ser respondido; e um completo, que será aplicado em uma a cada dez residências e demora cerca de 40 minutos para ser concluído e levanta dados completos sobre a família que mora na residência.
Serviço: O telefone para o contato com a equipe do Posto de Coleta do IBGE de Gaspar é 3332-9050.
edição 1224


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).