Recreio nas férias oferece lazer, diversão e muito aprendizado - Jornal Cruzeiro do Vale

Recreio nas férias oferece lazer, diversão e muito aprendizado

17/07/2010




recreioMD.jpgImagine poder proporcionar às crianças momentos de recreação e muito lazer e aprendizado durante as férias de julho, e sem precisar pagar nada pelo serviço. Esta é a proposta do Recreio nas Férias, um projeto do Ministério do Esporte e que acontece pela segunda vez consecutiva em Gaspar.

O projeto será realizado entre os dias 26 a 30 de julho, durante todo o dia, e prevê atividades de integração, práticas esportivas, atividades com música, gincanas, aulas de artes e pinturas, e muitas outras opções. Toda a programação acontece no Ginásio João dos Santos, com exceção de um dia especial, onde as crianças vão participar de um passeio no Complexo Esportivo do Sesi, onde vão aprender sobre os esportes olímpicos, tema escolhido para esta edição do projeto. ?A primeira edição do Recreio nas Férias aconteceu em janeiro, teve o tema Meio Ambiente, e foi um sucesso. Nosso objetivo é manter este projeto como uma opção aos pais para os dias de férias das crianças?, explica a diretora pedagógica da Fundação Municipal de Esportes, Erica Monteiro Marques.

Segundo Erica, o Recreio nas Férias se destina às crianças atendidas pelo projeto Segundo Tempo, que acontece durante o ano letivo e oferece atividades de lazer e recreação para as crianças da cidade no contra turno escolar. ?Ao todo, estamos oferecendo cem vagas. Como muitas crianças do Segundo Tempo viajam nas férias, sobram vagas para as demais crianças da cidade?, explica.

Os pais interessados em levar os filhos para participar do Recreio nas Férias devem entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes, que anotará o nome e telefone da criança. Conforme forem surgindo vagas para crianças de fora do Segundo Tempo, os pais serão informados e os filhos serão chamados a participar da atividade, que é gratuita e oferece lanche pela manhã, almoço, lanche pela tarde e também doa camisetas e bonés aos participantes. Podem participar das atividades crianças com idade entre seis e 16 anos.


Serviço
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na FME, através do telefone 3332-2679.



Educadora sugere atividades para unir pais e filhos

fotopg12retranca1colorMD.jpgO período de recesso escolar no mês de julho assusta muitos pais, que trabalham durante todo o dia e não têm com quem deixar os filhos. Apesar das dificuldades de tempo, a diretora de educação infantil da Secretaria de Educação do município, Patrícia Helena dos Santos, destaca que este período é muito importante para que as crianças desfrutem de momentos de integração com os pais. ?Várias atividades podem ser desenvolvidas entre pais e filhos neste período de férias. Se os pais não podem ficar com as crianças, uma opção é juntar os primos e fazer uma escala de atividades e de adultos responsáveis para cuidar dos pequenos?, orienta.

Entre as atividades sugeridas pela educadora estão momentos de leitura na Biblioteca da cidade, brincadeiras pedagógicas, como quebra cabeça, passeios no parque e passeios pelo interior, para que a criança tenha mais contato com a natureza, passeios de bicicleta, e a organização de pic-nic. ?Outra opção também é assistirem DVDs educativos, como a Palavra Cantada ou o DVD da Nana Toledo, que oferecem instrução com diversão. Preparar receitas fáceis, onde as crianças podem ajudar a mãe a fazer a comida, também é uma opção interessante?, orienta a educadora.


Histórias

Para os pais que não curtem contar histórias mas compreendem a importância da leitura para a educação e para a imaginação da criança, uma opção é o projeto Hora do Conto, da Livraria Catarinense, do Shopping Neumarkt, em Blumenau.  No projeto, profissionais capacitados interpretam e contam histórias sobre diferentes temas da literatura, estimulando a busca de boas obras, o aprendizado, e o gosto pelos livros. A atividade é gratuita e acontece todos os sábados, das 15 às 16 horas.


Recesso inicia nesta segunda

As escolas das redes municipal e estadual de ensino entram em férias nesta segunda-feira, dia 19. Durante duas semanas as crianças e adolescentes poderão descansar e renovar as energias para o segundo semestre letivo. Este período, conforme explica a coordenadora pedagógica da educação infantil da Secretaria de Educação, é importante para as crianças descansarem. ?Principalmente as crianças da educação infantil, que costumam passar o dia inteiro no CDI e precisam de um tempo fora da escola?, destaca.

Diferente das escolas, que fecham suas portas, os Centros de Desenvolvimento Infantil atuam em sistema de plantão, para receber as crianças cujos pais realmente não têm com quem deixar durante o recesso.

Nas escolas particulares os recessos acontecem em períodos diferenciados. O Universitário optou em parar dia 19 e retornar no dia 2 de agosto. Já a Madre Francisca Lampel entrou em recesso na última segunda-feira, dia 12 e retoma as aulas no dia 26.

edição 1212

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.