Representante do programa DST/HIV/Aids de Gaspar estarão em Florianópolis nesta semana para participar da Reunião Macrorregional Sul: DST/HIV/Aids e Hepatites Virais. Mais de 200 pessoas são esperadas para o evento, que acontece entre os dias 18 e 21 de agosto, no Hotel Castelmar, em Florianópolis.
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o encontro tem como objetivo promover a discussão política e técnica sobre essas doenças para ampliar as estratégias e ações com o propósito de garantir a atenção integral na saúde. Participarão do encontro gestores e técnicos das respectivas áreas da administração pública e profissionais de organizações não-governamentais. Entre os temas que serão discutidos estão a análise da rede de assistência, a estrutura laboratorial e a redução da transmissão vertical de HIV e Sífilis.
Francisco Hostins Júnior, secretário municipal de saúde, destaca que a participação de representantes de Gaspar é importante não só pelo aprendizado, mas também pela troca de experiências e encontros como este proporcionam. ?Temos investido em educação permanente para todos os profissionais da Secretaria e este importante programa não poderia ficar de fora?, lembra o secretário.
Gaspar será representada pela coordenadora do programa DST/HIV/Aids, Camila Schramm, que está otimista com o evento. ?Precisamos estar nos capacitando e em contínuo aperfeiçoamento, para propiciar aos usuários uma melhor qualidade de assistência?, aponta.
O programa
O programa DST/AIV/Aids funciona em uma sala anexa ao Posto de Saúde Central e atende no momento 150 pessoas.
No local são oferecidos serviços como cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de anti-retrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids e também é realizamos a testagem Anti-HIV.
?O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por um médico infectologista, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, assistente social e quando necessário oferecemos aos usuário nossas parcerias com outros serviços do município?, explica Camila.
Como fazer para ser atendido
O atendimento no AST/HIV/Aids acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 7h as 17h, sendo que a testagem é realizada de segunda a quinta feira das 7h30 as 11h e 14h as 15h30.
As pessoas que observarem alguma alteração na região de genitália do tipo corrimento de mau cheiro, alguma ferida, verruga e coceira devem procurar a unidade de saúde do seu bairro. Se na consulta da unidade de saúde o médico vai verificar a necessidade de encaminhar o usuário ao SAE, o usuário sai da unidade de saúde com um formulário de referência ao SAE, pois será atendido (consulta médica) somente com referência.
edição 1221

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).