Uma revista especial circula a partir desta terça-feira para comemorar os 20 anos do Jornal Cruzeiro do Vale, completados neste dia 1º de junho.
A publicação retrata um pouco sobre o crescimento econômico de Gaspar nestas duas décadas, a história da fundação do jornal, e a história de muitas outras empresas que, assim como o Cruzeiro do Vale, contribuíram com o crescimento da economia local neste período. ?Nosso objetivo foi mostrar para a comunidade a importância de todas estas empresas para garantir o emprego, a geração de negócios e a circulação do dinheiro na cidade. Em duas décadas o Cruzeiro do Vale muito contribuiu para o desenvolvimento econômico de Gaspar e sabemos que, assim como o jornal, muitas outras empresas são responsáveis por este crescimento?, comenta Gilberto Schmitt, diretor do jornal.
Além da revista, a quarta edição do Stammtisch também comemorou o aniversário do jornal. O evento teve a participação de milhares de pessoas e toda a cobertura pode ser conferida no encarte especial desta edição e no portal www.cruzeirodovale.com.br.
Informação de qualidade
Mais do que levar informação aos moradores de Gaspar e região, nestes vinte anos de atuação o Jornal Cruzeiro do Vale cumpriu o importante papel de formar opinião.
Mais do que escrever a história, o Cruzeiro do Vale fez história na cidade, atuando de forma incisiva e decisiva em importantes momentos, como a saída do então prefeito Bernardo Leonardo Spengler, acusado de cometer diversas irregularidades em sua Administração.
Nestes 20 anos de história o Cruzeiro acompanhou de perto o dia-a-dia da população gasparense e não apenas registrou, em suas mais de 30 mil páginas, fatos que marcaram a vida da cidade, mas também cumpriu um importante papel no desenvolvimento da economia e informação local.
Toda esta trajetória dá ao Cruzeiro do Vale a credibilidade que só o tempo é capaz de oferecer. E toda esta credibilidade faz do Jornal Cruzeiro um veículo de comunicação voltado ao futuro, sem perder de foco as marcas deixadas na história.
Com o olhar focado no amanhã
De uma tímida publicação com 16 páginas impressas todas em preto e branco para um ousado jornal com duas publicações semanais, com um portal de notícias online, com um guia de serviços online, uma lista telefônica, um programa esportivo no rádio, e uma série de revistas publicadas. Este foi o salto do Cruzeiro do Vale.
Todos estes anos foram marcados pela inovação. O Cruzeiro foi o primeiro jornal da cidade a se tornar bi-semanal; foi o primeiro a lançar um portal de notícias online, com atualizações diárias; o primeiro a produzir vídeo-reportagens; a abrir um canal de comunicação direta com a comunidade, através do VC Repórter; o primeiro a disponibilizar um guia de serviços online; entre muitas outras inovações.
E é com este foco, na inovação, que o Jornal Cruzeiro do Vale caminhará nos próximos vinte anos. Sempre em busca de novidades que auxiliem a formar uma comunidade com opinião, capaz de ler e absorver a notícia de forma decisiva para uma mudança de pensamento e de atitude.
Como tudo começou
A falta de um jornal que levasse informação aos moradores de Gaspar e região fez com que Gilberto Schmitt e Nivaldo Tomazzia fundassem o Jornal Cruzeiro do Vale.
A primeira edição circulou no dia 1º de junho de 1990. Uma sexta-feira fria, que ficou marcada para sempre na história de Gaspar. Nem bem o sol nascia e lá estava o Cruzeirinho, circulando gratuitamente pelas ruas da cidade.
Com 12 páginas e no formato tablóide, o jornal estampou a sua primeira manchete: ?Tóxico Mata?. A reportagem aproveitou o ?gancho? da morte prematura da cantora Elis Regina por overdose de cocaína. A primeira edição também homenageou os colonizadores, com uma reportagem contando a história dos primeiros habitantes de Gaspar. Além das matérias, lá estavam naquela primeira edição anunciantes como Plasvale, Viação Verde Vale, Ceval Alimentos (hoje Bunge Alimentos), Moendão, CDL, Te Contei, Ki-Loja, Raul?s Hotel, Oneda, Irmão Poffo, Ki-Loja, Relojoaria e Ótica Ônix entre tantos outros.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).