Roberto Procópio é convocado para assumir vaga na Câmara de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Roberto Procópio é convocado para assumir vaga na Câmara de Gaspar

13/12/2022
Roberto Procópio é convocado para assumir vaga na Câmara de Gaspar

Roberto Procópio foi convocado para assumir uma vaga de vereador na Câmara de Gaspar. Isso porque ele é o primeiro suplente do PDT e, conforme regimento interno da Câmara, em caso de falecimento de um vereador em exercício, o suplente é quem assume a vaga. A cadeira ocupada por Procópio será a do vereador Amauri Bornhaunsen, que faleceu na segunda-feira, dia 12 de dezembro, vítima de parada cardíaca.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Gaspar, a convocação foi feita no fim da tarde desta terça-feira, dia 13 de dezembro. Ele deve tomar posse às 14h da próxima terça, dia 20, no gabinete da presidência da Câmara.

A última sessão do ano na Câmara acontece nesta terça, dia 13 de dezembro, e a primeira de 2023 será em 7 de fevereiro.

“Infelizmente tenho que tomar essa decisão.
Gostaria de não precisar tomá-la”

Roberto Procópio atua hoje como superintendente do Procon de Gaspar. Após receber a convocação para assumir a vaga na Câmara, ele tem cinco dias para tomar posse do cargo. Procópio ainda não decidiu se vai ou não permanecer como vereador em exercício. “Tenho um trabalho na defesa do consumidor e as pessoas me reconhecem por ele. Quando disputei para vereador, era para exercer um mandato. Mas fui pego de surpresa com essa fatalidade. Tenho uma obrigação constitucional de assumir. O que será avaliado é a possibilidade de, após assumir, retornar para o poder executivo e continuar meu trabalho no Procon. Já fui vereador e sei da sua importância na sociedade. E isso também vai pesar na decisão”, justifica.

Procópio foi vereador de Gaspar na legislatura passada, de 2017 a 2020. Caso ele decida retornar ao cargo no Procon, o segundo suplente do PDT será convocado: professor Jader Correa.

Outras situações de convocação para cargo na Câmara

Esta será a terceira vez que um suplente de vereador é convocado para assumir uma vaga na Câmara de Gaspar após o falecimento de um vereador em exercício. O primeiro caso aconteceu no ano de 1988. O vereador Fernando da Costa Marques faleceu no dia 14 de novembro e em 22 de novembro o suplente Pedro José dos Santos assumiu o cargo.

Poucos anos mais tarde, em 1991, Gaspar registrou a segunda situação do tipo. O vereador e presidente da Câmara, Gilberto Francisco Sabel, faleceu em 28 de setembro e, em 30 de setembro de 1991, o suplente Hilário Schramm assumiu sua cadeira.

Mais de 30 anos depois, Gaspar tem o terceiro suplente assumindo nessas circunstâncias. Roberto Procópio assume no dia 20 de dezembro de 2022 a cadeira de Amauri Bornhausen, que faleceu no dia 12 de dezembro.


Morte de Amauri

O vereador Amauri Bornhausen faleceu na manhã de segunda-feira, dia 12 de dezembro, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava em casa quando passou mal. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados e realizaram os procedimentos de reanimação. Em seguida, o vereador foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde teve a morte confirmada.

Amauri estava internado no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Ele recebeu alta na manhã de segunda e, logo após chegar em casa, começou a passar mal.

Seu corpo foi velado na Capela Santa Terezinha. O sepultamento aconteceu nesta terça, dia 13, no Cemitério de Gaspar.

 

 



 

 

Edição 2085
 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.