
Santa Catarina recebeu a primeira ambulância projetada no Brasil para atender pacientes obesos. A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), através da SC Inter-hospitalar, vai utilizar o automóvel para transportar pacientes entre hospitais de todo o Estado.
A ambulância possui liberação de espaço interno e uma maca biarticulada, que proporciona menor esforço no momento de colocá-la ou retirá-la do veículo. A maca é mais ampla e suporta peso de 300 quilos, com margem de segurança de 600 quilos. Outro diferencial é que a ambulância não possui armários laterais e tem dois acentos que podem ser recolhidos automaticamente, liberando mais espaço para circulação da equipe ao redor do paciente.
No dia 1º de agosto, foi realizado em Florianópolis o transporte do primeiro paciente obeso na ambulância. Trata-se de um jovem de 29 anos, que estava internado no Hospital Governador Celso Ramos e foi transferido em estado grave para a UTI do Hospital Nereu Ramos.
Números da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com mais de 4 milhões de obesos, sendo que 624 mil estão no grau III (grave).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).