Mais de 80 mil cirurgias eletivas foram realizadas este ano em Santa Catarina. Isso é o que apontam os dados contabilizados pelo Governo do Estado, que comemora a redução das filas de espera através do Programa Estadual de Cirurgias. Conforme dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a agosto de 2023 foram realizadas 80.145 procedimentos. No mesmo período de 2019 (pré-pandemia), o número chegou em 57.440. Já em 2022, foram contabilizados 61.061 cirurgias eletivas. “Precisamos cuidar das pessoas e, por isso, não vamos abrir mão do compromisso de melhorar a saúde e tirar os pacientes da fila de espera por uma cirurgia. Esse resultado comprova que já avançamos muito e vamos continuar trabalhando firmes para avançar ainda mais”, disse o governador Jorginho Mello.
As cirurgias do aparelho digestivo (incluindo hérnias e vesículas) e do aparelho geniturinário (incluindo vasectomias e remoções de útero) estão no topo dos procedimentos realizados, somando mais de 36 mil cirurgias. Na sequência aparecem as cirurgias oncológicas, com pouco mais de 10 mil procedimentos; e ortopédicas, com quase 10 mil. “Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, refletem no crescimento contínuo do número de cirurgias”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).