Entre sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de outubro, a formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e chances de vendavais e granizo em Santa Catarina. O risco vai de alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Na sexta, a chuva vem acompanhada de temporais, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite e a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.
Nos dois doas, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120mm e 160mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80mm a 120mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.
Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Entre sexta e sábado, o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. A Epagri/Ciram e a Defesa Civil ressaltam que as previsões do tempo e a situação hidrológica podem sofrer alterações e por isso devem ser acompanhadas diariamente nos órgãos oficiais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).