
Santiago Navia é o novo secretário de Saúde de Gaspar. Ele assumiu a pasta no dia 4 de julho, terça-feira, após a saída do ex-secretário Francisco Hostins Junior, que voltou a ocupar seu cargo na Câmara de Vereadores de Gaspar.
Santiago é cientista político, possui mestrado em Gestão de Políticas Públicas e tem uma vasta experiência na área, onde soma 15 anos de vivência. É servidor público efetivo e, antes de assumir a Saúde, desempenhava função de Diretor de Habitação. “Fiquei surpreso com o convite. Não esperava, assim como muitos convites que recebi em toda minha carreira. Mas é fruto de um trabalho desempenhado com responsabilidade e encaro este desafio com muita fé para dar continuidade ao brilhante trabalho que vinha sendo desempenhado por Júnior Hostins”, diz Navia. Ele acrescenta ainda que seu trabalho será desenvolvido com muita transparência, sempre oferecendo respostas à comunidade e aos órgãos de controle e mostrando toda a questão situacional da Saúde no município.
Santiago iniciou o novo desafio se inteirando da realidade de cada um dos setores da Saúde através de reuniões com os servidores. Sua prioridade, após o mapeamento das fragilidades, será qualificar o atendimento em todos os sentidos. “Precisamos melhorar estruturas para o recebimento dos pacientes, oferecer um atendimento mais humanizado e de acolhimento a nossa comunidade”. O Hospital de Gaspar é outro foco importante do secretário, que explana sua esperança de que a parceria junto ao Hospital Santo Antônio seja concretizada com uma gestão hospitalar mais profissional e experiente”.
A secretaria de Saúde em Gaspar tem mais de 400 servidores. “Este é o maior desafio profissional da minha vida, mas eu já sabia que a situação estava complexa. Então, precisamos ter fé e trabalhar muito para captar mais recursos para a Saúde e fazer o que é necessário”.
Navia começou sua trajetória no serviço público em agosto de 2008 como agente social em Balneário Camboriú, onde desempenhava o trabalho de acolhimento de pessoas de rua. Ele ficou no cargo por seis anos e nove meses. Depois, em 2015, começou a trabalhar como Educador Social em Gaspar, após ter prestado concurso público. O Centro de Convivência Maria Hendricks foi o local onde deu início ao seu trabalho, junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Depois disso, foi eleito presidente do Conselho Municipal Não-governamental. Em 2017, assumiu a superintendência de Assistência Social, quando novos projetos foram implantados através do Fundo da Infância e Adolescência. Já em agosto de 2018, passou a ser secretário municipal de Assistência Social. Foram quase dois anos de trabalho até que, em 2020, foi convidado pelo partido MDB a ser candidato a vereador. Navia não foi eleito e depois disso, em 2021, passou a ser Diretor de Habitação, onde permaneceu até assumir a gestão da Secretaria de Saúde.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).