As doenças bucais, como cáries, gengivite e periodontite, podem ter um impacto significativo na saúde do coração. Estudos mostram uma ligação entre problemas periodontais e doenças cardíacas, já que as bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea, desencadeando inflamação e contribuindo para condições cardíacas como endocardite, aterosclerose e até mesmo ataques cardíacos.
Não ache que os danos gerados no coração pelas bactérias com origem na boca são problemas raros. Um estudo feito pelo Instituto do Coração (Incor) e divulgado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostrou que cerca de 45% das doenças cardíacas possuem causas dentárias. Além disso, 36% dos óbitos também estão relacionados às lesões bucais que se agravaram para condições malignas no coração.
Você deve prestar atenção em alguns sinais.
A sua gengiva está sangrando? Isso acontece mesmo quando você escova os dentes de forma suave? Cuidado: trata-se de um sinal de que há algo errado, como as inflamações características da gengivite e periodontite.
Também fique atento ao mau hálito persistente, dores, retração gengival (afastamento), mudanças no paladar, presença de pus, vermelhidão excessiva, feridas e dentes amolecidos. Todos esses problemas indicam danos à saúde bucal e você deve procurar a assistência de um cirurgião-dentista.
Cuidados regulares com a saúde bucal, incluindo higiene adequada e visitas ao dentista, são essenciais para prevenir complicações e manter a saúde tanto bucal quanto cardiovascular.
Dra. Cristina Marques responsável técnica na Maximarques Odontologia |
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).