Para esclarecer dúvidas a respeito do câncer de mama e colo do útero, a equipe da Secretaria de Saúde irá promover um dia especial em cinco unidades de saúde do município. A ação acontece no dia 16 de outubro e tem a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade.
Durante todo o dia, das 8h às 15h, as unidades do Bela Vista, Jardim Primavera, Barracão, Santa Terezinha e Saúde da Mulher contarão com coleta de material para o exame preventivo do câncer de colo do útero ? chamado Papanicolau ? e também com a presença de voluntárias da Rede Feminina, que darão informações sobre o câncer de mama e a importância do auto-exame. Serão atendidas todas as mulheres que procurarem tais unidades de saúde, que neste dia não fecharão para almoço.
?Temos uma meta de exames Papanicolau que devem ser realizados neste ano. O número já estava bom, porém queremos atingir o maior número de pessoas possível?, afirma o secretário da Saúde, Francisco Hostins Júnior, que ressalta a importância dos exames preventivos como a forma mais segura de se detectar o câncer em sua fase inicial, e assim, alcançar uma chance de cura maior.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo que, somente ele é responsável pela morte de cerca de 230 mil por ano. É estimado que no Brasil, até o fim deste ano, 18 430 mulheres venham a falecer devido a esta doença, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.
Mês Rosa
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Erica da Silva, explica que este é um mês especial para a entidade, e que ele leva o nome de ?mês rosa?. Por isso, neste período as voluntárias da entidade divulgarão informações sobre a prevenção do câncer de mama. Por coincidência, no planejamento da secretaria de Saúde, a realização dos exames Papanicolau foi agendada exatamente para este mês. ?No dia 16, as unidades de saúde fará a coleta de exames preventivos do câncer de colo do útero e nós estaremos presentes para divulgar o preventivo do câncer de mama. Muitas mulheres que reclamam de não ter tempo para fazer o preventivo podem se organizar para participar deste dia?.
A realização de exames preventivos destes dois tipos de câncer faz parte do trabalho primoroso executado pela Rede, que também possui uma parte educacional em que é abrangido o câncer de uma forma mais generalizada.
Infecção causada por alguns tipos de HPV gera câncer do colo do útero
Hoje é de conhecimento dos médicos que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção causada por um dos 15 tipos de oncogênicos do HPV, sigla inglesa para papiloma vírus humano, que somam 200 tipos diferentes, vários deles capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Entre outros fatores de risco estão o tabagismo e a baixa ingestão de vitaminas.
Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade. Para chegar a este resultado, de acordo com o Inca, é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.
Todas as mulheres que tem ou já tiveram atividade sexual devem fazer o exame preventivo Papanicolau, principalmente aquelas que estão na faixa etária que vai dos 25 aos 59 anos. Para poder fazer o exame, é necessário que a mulher tome uma série de cuidados, como não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame, não usar duchas ou medicamentos vaginais neste mesmo período, não estar menstruada e realizar o exame no mínimo cinco dias após o término da menstruação.
edição 1235


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).