Os pais que possuem filhos com menos de cinco anos de idade precisam ficar atentos. Na próxima segunda-feira, 9 de agosto, inicia a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças com até quatro anos, onze meses e 29 dias devem ser vacinadas nas unidades de saúde do município. Postos provisórios também serão montados para o Dia D da campanha, que acontece no dia 14 de agosto, sábado.
A meta da segunda etapa é atender mais de 3,7 mil crianças. Para isso, dez Unidades de Saúde estarão abertas nos dias de semana, das 8h às 17h, e 24 postos provisórios atenderão no dia 14, no mesmo horário. Na Unidade de Saúde do Gaspar Alto o atendimento será realizado somente no dia 10 de agosto. Já as crianças do CDI Vovó Benta e Lar Maria de Nazaré serão vacinadas nos dias 10 e 11.
Na primeira etapa, que aconteceu de 7 a 25 de junho, a Secretaria de Saúde de Gaspar superou as expectativas e vacinou 3209 crianças com menos de cinco anos de idade, números equivalentes a 106,91% da meta.
A pólio
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença com manifestações clínicas muito variáveis. Em até 95% dos casos a infecção pelo poliovírus não aparece, mas entre 1% e 1,6% dos casos a paralisia é severa, levando à morte. Para evitar que a doença volte a se manifestar em Santa Catarina, mais de 10 mil profissionais estarão distribuindo as gotinhas em mais de 3 mil postos de vacinação. A estratégia de aplicar a vacina oral contra a Poliomielite em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença e cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas.
edição 1217

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).