Serviço de telefonia celular chega à região do Barracão - Jornal Cruzeiro do Vale

Serviço de telefonia celular chega à região do Barracão

12/10/2010

fotopg5abreMD.jpgOs moradores da região Sul de Gaspar, localidades Santa Luzia, Bateias, Vila Isabel, Barracão, Vila Santo Afonso e Óleo Grande, poderão fazer uso dos serviços de empresas de telefonia celular com qualidade na ligação. A região está agora, legalmente apta para que as empresas instalem antenas e tornem possível a utilização desta tecnologia. A publicação da Lei 3.255, de 29 de setembro de 2010, regularizou a situação, que foi discutida e aprovada pela Câmara de Vereadores, e, finalmente, sancionada pelo prefeito Pedro Celso Zuchi no final do mês passado.

Para que as antenas pudessem ser instaladas, foi necessário que houvesse uma mudança nos artigos 2°, 3°, 5° e 6° da Lei 2 553 de 14 de dezembro de 2004, que aborda o licenciamento ambiental da instalação de antenas de telecomunicações com estrutura de torre ou similar. Além do licenciamento, estes artigos também tratam da localização da antena e instalação de postes em áreas de preservação ambiental, entre outros assuntos.

?Iniciamos a reivindicação há mais de cinco anos. Fizemos um abaixo-assinado que recebeu um grande número de assinaturas, e enviamos para a uma operadora de celulares. Depois de eleito vereador, fiz o requerimento, e agora o projeto está em via de ser efetivado?, afirma o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, que acompanhou o projeto de perto. Já que não contavam com a possibilidade da telefonia celular, os moradores destes locais tiveram de se adaptar. Antônio conta que as várias empresas localizadas na comunidade tiveram de optar pelo NEXTEL para ter mais formas de comunicação.

Cláudio Zuchi é um dos empresários que, além de morar no bairro Bateias, possui um empreendimento na mesma localidade. Ele diz ter se adaptado, comprando um NEXTEL para que pudesse ter mais um meio para se comunicar. ?No início era complicado, contávamos apenas com o telefone comercial e, às vezes o cliente gostaria de falar comigo, mas fora da empresa, era impossível?. A telefonia móvel não beneficia apenas o empresário, mas também seu cliente, que muitas vezes precisa fazer uma ligação do celular e não consegue por não ter sinal nos bairros.

?Ter a antena de celular traz vantagem para todos. São muitas as pessoas que possuem o aparelho mas não podem usá-lo aqui. Com a antena, isso vai mudar?, complementa Cláudio. Não serão poucos os beneficiados com esta medida. Ao todo, cerca de 5 mil moradores poderão contar agora, com serviço de telefonia móvel.

edição 1237

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.