Em uma semana, Gaspar teve 23 novas confirmações de casos de dengue. Isso é o que mostra o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde. No dia 7 de março, a cidade tinha 41 casos. Já no dia 15, sexta-feira passada, o número estava em 64. Existem ainda 342 casos em investigação (92 a mais que o último boletim).
O cenário é preocupante e a secretaria reforça a necessidade de redobrar os cuidados contra a proliferação do mosquito. A principal preocupação do momento é o possível aumento do nível de alerta devido às condições climáticas. O país enfrenta um período crítico e o aumento de casos em diversas regiões já faz o Governo de Santa Catarina decretar situação de emergência.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).