Cerca de 20 técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, realizaram uma manifestação pacífica na terça-feira, dia 3 de outubro. Eles estavam cobrando o pagamento do piso salarial da categoria. O grupo foi até o RH do hospital pedir explicações e foi atendido pela gerência de enfermagem.
Segundo a direção do hospital, o ponto principal é que o grupo não comunicou a coordenação, de forma prévia, que seria realizada a manifestação. Isso porque os profissionais não podem abandonar o trabalho para realizar manifestação.
Diante da manifestação, a equipe de enfermeiros foi remanejada para que o atendimento aos pacientes não fosse prejudicado. Um Processo Administrativo deve ser aberto.
Confira a nota oficial emitida pelo Hospital de Gaspar:
“O Hospital de Gaspar vem a público esclarecer que, na data de hoje [3 de outubro de 2023 – terça-feira], alguns técnicos de enfermagem se ausentaram dos seus postos de trabalho sem aviso prévio, em uma manifestação não autorizada nem informada aos gestores e coordenadores responsáveis. A reivindicação da manifestação era o pagamento do piso salarial da categoria, que está sendo negociado de forma coletiva com municípios e instituições da região, e que será efetuado assim que houver definição junto aos órgãos competentes, inclusive com pagamento retroativo referente à portaria do Ministério da Saúde.
Em virtude da atitude dos técnicos de enfermagem, a equipe de enfermeiros foi remanejada para que o atendimento aos pacientes não sofresse prejuízos. O Hospital de Gaspar lamenta profundamente a forma como a situação se desenvolveu, uma vez que sempre manteve um diálogo aberto e transparente com os funcionários e sempre deixou claro que o pagamento será realizado nos termos da negociação coletiva. O Hospital de Gaspar não é o único que aguarda uma definição, bem como os repasses do Ministério da Saúde para cumprir com essa demanda.
A instituição esclarece, ainda, que irá apurar as responsabilidades dos técnicos de enfermagem que participaram da manifestação, verificando se houve abandono de posto de trabalho que possa ter comprometido algum atendimento e que possa acarretar em medidas administrativas.
O Hospital de Gaspar reafirma o seu compromisso com a qualidade e a segurança dos serviços prestados à população, e conta com a compreensão e a colaboração de todos os envolvidos”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).