
A temporada de verão atrai milhares de turistas para as praias de Santa Catarina. Esse aumento de pessoas resulta no consequente aumento de ocorrências evolvendo acidentes nos mares e rodovias. Pensando em aprimorar as técnicas de resgate aquático e também chamar a atenção da população, o Corpo de Bombeiros realizou nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, um simulado de resgate em costões. O treinamento aconteceu na Praia da Joaquina, em Florianópolis.
Houve a simulação da queda de um banhista na água e os bombeiros precisaram resgatá-lo em segurança. Envolveram-se guarda-vidas, helicóptero e motos aquáticas.
Um dos pontos levantados pelos bombeiros é o risco que as pessoas se expõem ao se aproximarem demais das extremidades dos costões em momentos de pesca e lazer. O risco de acidentes é algo porque esses locais costumam ser escorregadios. Além de causar lesões graves, a queda pode trazer consequências fatais, como o afogamento.
Dados do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina apontam que, nos primeiros dias de janeiro, foram registradas duas mortes de pessoas que caíram de costões.
O número de mortes por afogamento registrado em Santa Catarina na temporada 2022/2023 é o segundo maior das últimas quatro temporadas. Foram 21 mortes no total, sendo 12 em água salgada e nove em água doce.
Esta temporada fica atrás apenas de 2019/2020, quando o número total foi 23.
Temporada 2022/2023: 21 mortes (12 em água salgada e 9 em água doce)
Temporada 2021/2022: 18 mortes (6 em água salgada e 12 em água doce)
Temporada 2020/2021: 16 mortes (6 em água salgada e 10 em água doce)
Temporada 2019/2020: 23 mortes (8 em água salgada e 15 em água doce)

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).