Tribunal Anula Contrato de Zuchi no Caso do Caminhão Pipa - Jornal Cruzeiro do Vale

Tribunal Anula Contrato de Zuchi no Caso do Caminhão Pipa

25/05/2010

 

Por Herculano Domício

O Tribunal de Justiça, por unanimidade, nesta manhã de Terça-Feira, conheceu e decidiu anular o polêmico contrato de compra do Caminhão Pipa no primeiro governo de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps, ambos do PT. A Ação estava na Justiça desde 2001 e na Comarca de Gaspar teve parecer favorável no final do ano passado para o prefeito. Os autores recorreram e agora ganharam. Ainda é possível recorrer. O advogado Aurélio Marcos de Souza, foi a Florianópolis e fez a defesa oral dos autores no processo. O advogado do do réu, é Valmor Beduschi Júnior e Charles Amadeu Medeiros.

Este blog em ?Caso do caminhão pipa não terminou. Está no Tribunal? foi o primeiro e único meio de comunicação à época a informar que o caso depois de ganhar as manchetes locais, poderia estar com os dias contatos. Veja como abri aquele comentário no dia 7/02/2010:

O caso é antigo e muitos já o tinham até esquecido. Ele remonta à primeira administração petista de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps. Em 2004 uma CPI ? Comissão Parlamentar de Inquérito ? na Câmara de Gaspar concluiu que havia irregularidades e superfaturamento na compra, na modalidade de leasing, de um caminhão tanque (pipa). Esta conclusão alimentou uma Ação Civil Pública na Comarca. Em meados do ano passado, mais de quatro anos depois, ela foi julgada, pelo Juiz Cássio José Lebarbenchon Angulski, que na sentença proferida inocentou Zuchi

Dois dias depois sob o título ?Procuradoria do Tribunal vê irregularidades no contrato? eu mencionava a grande possibilidade do desfecho que aconteceu hoje. Tudo conspirava contra este caso e que o PT sempre quis dar conotação de perseguição política. Aliás, ele se assemelha à vários casos, comentados aqui, do atual governo e que lançam dúvidas técnicas e administrativas. O caso do caminhão pipa mereceu uma CPI e os olhos do Tribunal de Contas do Estado também.

Para relembrar o que escrevi no dia 09.02.2010: ?Outro fato marcante, é que o parecer de ontem do procurador Antenor Chinato Ribeiro vai ao encontro do que já decidiu e condenou o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ao analisar este caso em Setembro de 2006. Nele, o TCE viu flagrantes irregularidades, condenou o então ex-prefeito a devolver R$24.652,80 aos cofres públicos de Gaspar, além de aplicar uma multa de R$3.000,00 pelos procedimentos equivocados, neste caso, na condução da administração pública. Veja este acordão. E com ele, entenda melhor como um órgão técnico, o TCE, analisou e provou haver irregularidades neste caso.?

 

LEIA MAIS EM http://olhandoamare.com/

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.