Os gasparenses terão duas oportunidades de especialização e aprimoramento a partir do mês de outubro, quando iniciam as aulas no Instituto de Pós-Graduação e Aperfeiçoamento, IPGA, sediado no Colégio Universitário, e que oferece cursos sequenciais em parceria com a FURB. Um coquetel de lançamento acontece nesta quinta-feira, 16 de setembro, a partir das 19h, no Colégio Universitário.
O orientador pedagógico Fábio Rodrigo de Oliveira Leal conta que percebeu que os gasparenses faziam o ensino fundamental e médio, e que então parte deles estudava na FURB após este período. Com o fim do campus da FURB em Gaspar, que também funcionava no Universitário, as salas de aula ficaram ociosas. Então, conta Fábio, resolveram utilizar as salas para fornecer especialização.
De início serão oferecidos dois cursos pós-médio, sendo que a pós-graduação, por levar mais tempo para ser preparada, é ainda um plano de médio prazo. Ambos os cursos tem curta duração, cerca de seis meses, e por meio deles os estudantes poderão se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos. ?Não queremos dar um passo maior que a perna, por isso estamos iniciando apenas com dois cursos. Assim, podemos nos concentrar em manter a qualidade destes?, comenta Fábio.
Ele diz ainda que a FURB é hoje a maior parceira da instituição e que todos os professores que ministrarão aula no instituto são daquela universidade. Os alunos do instituto podem ainda utilizar o ambiente virtual e a biblioteca da entidade blumenauense. O orientador pretende entrar em contato com associações do empresariado para que elas vejam o potencial dos cursos para seus associados.
Todo o cenário foi estudado antes que os educadores do Colégio Universitário resolvessem implantar em Gaspar o Instituto e escolhessem os primeiros cursos. Um dos deles é o de gerenciamento de micro pequenas empresas, que é voltado para a gestão de pessoas. Ele foi escolhido pois em Gaspar há um nicho, uma concentração de empresas deste porte. O outro é de produção de moda, em que o indivíduo aprende como fazer desfiles, books, catálogos, fotos e cuidar de passarela. ?Para algumas pessoas, é uma complementação, pois às vezes o indivíduo já trabalha na área, porém falta a base teórica e uma visão prática e sistemática?, acrescenta o orientador.
edição 1229


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).