Uso da cadeirinha e do cinto são tema da campanha - Jornal Cruzeiro do Vale

Uso da cadeirinha e do cinto são tema da campanha

21/09/2010

fotopg6abreMD.jpgO uso responsável do cinto de segurança e da cadeirinha para o transporte de crianças com até sete anos de idade são tema da campanha promovida pela Diretoria de Trânsito, Ditran, durante as ações da Semana Nacional do Trânsito, que mobiliza todos os agentes da cidade até esta sexta-feira, dia 24.

A semana de conscientização teve início neste sábado, 18, quando os agentes de trânsito distribuíram folders informativos e mostraram aos pais a importância do uso adequado dos instrumentos para a segurança no transporte de adultos e crianças. A ação aconteceu durante o Sábado na Praça e abordou dezenas de pais e mães que passaram pelo local.

No decorrer da semana, dez comandos educativos serão realizados em pontos estratégicos da cidade. No mesmo período ocorrem ainda 24 palestras em dez escolas do município.

Além destas ações, diversos outdoors foram preparados pela Ditran e estão espalhados pela cidade, orientando os motoristas sobre o tema escolhido e também sobre a importância da direção segura e consciente, respeitando sempre a faixa de pedestres e o limite de velocidade nas áreas escolares.


O tema

O tema escolhido pela Diretoria de Trânsito de Gaspar para a Semana Nacional do Trânsito foi recomendado pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran. O tema é considerado uma urgência nacional pois, segundo a Organização Mundial de Saúde há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizavam o cinto de segurança. Segundo os especialistas, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizavam o cinto no banco traseiro no ano de 2008. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária. Os dados são do Denatran, que revela que dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.